A tecnologia, tão presente em nossas vidas, é uma aliada valiosa, mas também uma fonte de preocupação quando utilizada de maneira inadequada. O celular, em especial, tornou-se uma extensão de nós mesmos, oferecendo uma conexão permanente com o mundo. Porém, quando levado para dentro do carro, o dispositivo aparentemente inofensivo pode causar uma distração e provocar um sinistro.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o simples ato de utilizar o celular ao volante aumenta em 400% o risco de acidentes, reduzindo significativamente o tempo de reação do condutor.
Outro dado, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), aponta que o uso do smartphone é a terceira maior causa de mortes no trânsito brasileiro, resultando em cerca de 54 mil óbitos por ano.
Inclusive, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece penalidades para os motoristas que usam o celular no volante, com multas que variam conforme a gravidade da infração. Mas, apesar dos pontos na carteira e do prejuízo financeiro, os condutores seguem cometendo infrações.
O Ministério dos Transportes alerta que as multas por uso do celular no trânsito aumentaram 29% em 2023, evidenciando a gravidade do problema. Somente no Paraná, foram emitidas mais de 110 mil multas no mesmo ano. Esses números demonstram a urgência de conscientizar os motoristas sobre os perigos do uso do celular na direção.
Na visão do Jorge Baracho, gerente de Operações da Via Araucária, ainda mais importante do que as sanções legais é a responsabilidade de cada condutor em zelar pela própria segurança e pela segurança dos demais usuários das vias. “Por isso é preciso que os motoristas entendam definitivamente que, assim como a bebida alcoólica, o telefone não combina com direção. Um trânsito mais seguro depende da consciência e da atitude de todos”, aponta.
A Via Araucária reforça a importância de adotar medidas simples para garantir a segurança no trânsito:
– Pare o veículo em local seguro para atender chamadas;
– Configure o GPS antes de movimentar o veículo;
– Mantenha uma distância segura dos demais veículos.
A segurança no trânsito é responsabilidade de todos. Faça a sua parte e contribua para um trânsito mais seguro e livre de distrações. Lembre-se: a paz no trânsito começa por você.
Rumo à Europa Marcopolo retoma operações comerciais na Europa com foco no segmento rodoviário
Finanças Entenda as diferenças entre consórcio, financiamento e crédito consignado
Finanças Participação de Corretoras de Seguros no Brasesul 2025 reforça crescimento do setor
Eleições 2024 Mabel Canto e Sandra Queiroz oficializam candidatura à Prefeitura de PG
Finanças Saiba quais são os riscos que você corre no "Jogo do Tigrinho"
Premiação 100 prêmios de R$ 1 mil são novidade no sorteio de segunda-feira do programa Nota Paraná
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia