Sábado, 07 de Setembro de 2024 (42)99838-3791
Viagens Turismo de aventura

Adetur promove curso de primeiros socorros para áreas remotas

O curso tem vagas limitadas e ocorre entre os dias 25 e 26 de junho em Jaguariaíva. As inscrições devem ser feitas pelo site até a primeira semana de junho

29/04/2024 16h05
Por: Redação Fonte: Adetur Campos Gerais
Divulgação
Divulgação

A Agência de Desenvolvimento Turístico dos Campos Gerais (Adetur Campos Gerais), em parceria com a Wilderness Medical Associates Brasil, promove o Curso Básico de Primeiros Socorros para Áreas Remotas WFA. O curso ocorre entre os dias 25 e 25 de junho, na cidade de Jaguariaíva. As inscrições iniciam dia 01 de maio e são voltadas exclusivamente para operadores de turismo de aventura e empreendimentos turísticos naturais da região dos Campos Gerais do Paraná.

 Wilderness First Aid, realizado pela Wilderness Medical Associates International - Brasil, é uma introdução aos primeiros socorros de áreas remotas.  Com carga horária de 16 horas, o treinamento é voltado para pessoas que praticam atividade de curta duração (2 a 3 dias) em locais distantes de acesso ao cuidado médico. Trata-se de treinamento mínimo recomendado para todos que praticam algum tipo de atividade de turismo e lazer em áreas remotas. O WFA foca na identificação e administração de problemas imediatos e na prevenção.

Samanta Chu é representante da WMA International no Brasil e ministra cursos de primeiros socorros para áreas remotas no Brasil e no exterior. Ela explica que o curso básico tem tanto a função de prevenir, ao traçar um panorama sobre problemas que podem surgir durante as atividades, quanto orientar os profissionais a avaliar uma pessoa que possa ter sofrido um acidente em áreas remotas. “Muitos acidentes acontecem por falta de preparo, então quanto mais pessoas capacitadas houver, é  melhor para todo mundo”, conclui.

O presidente da Adetur, Guilherme Forbeck, entende os procedimentos de segurança como um dos elementos que compõem a excelência na oferta turística. Ele aponta que em áreas naturais o serviço de urgência pode não chegar em tempo hábil, por isso a importância do domínio dos profissionais que trabalham nessas áreas sobre primeiros socorros. “Dessa forma temos uma oferta com mais qualidade e um feedback cada vez mais positivo do turista que visita nossa região. Assim, o fluxo turístico tende a crescer e ganhar escala”, argumenta.

As 18 vagas serão distribuídas conforme a Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas elaborada pelo Ministério do Turismo. Para participar é obrigatório estar com o cadastro ativo no sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo (CADASTUR) no ato da inscrição. A taxa de inscrição varia entre R$400,00 e R$500,00 e deve ser feita através do www.camposgeraisdoparana.com.br

Sobre a Wilderness Medical Associates International

A Wilderness Medical Associates International  (“WMA”) é uma empresa de treinamento fundada pelo britânico Dr. Peter Goth britânico, em 1982. O WMA atua na área de medicina prática em áreas selvagens em todo o mundo a partir de um conjunto de princípios gerais e um sistema de avaliação que permite aos alunos identificar as necessidades de um paciente e fornecer cuidados médicos adequados e de alta qualidade. Atualmente, a empresa conta com aproximadamente 10.000 estudantes por ano e mais de 350 instrutores de diversas origens em todo o mundo. Além do atendimento em áreas remotas, a Wilderness Medical Associates International inclui treinamento em diversidade, equidade e inclusão para instrutores.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.