Ter um fluxo de caixa sustentável é um dos principais desafios para quem possui um negócio. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 60% das empresas vão à falência nos primeiros cinco anos de existência.
Dentre os motivos para isso acontecer, 29% são atribuídos à falta de planejamento, segundo um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Uma saída para tornar o fluxo de caixa mais sustentável é a modalidade de pagamento recorrente por produto ou serviço oferecido.
Este tipo de renda traz vários benefícios, mas, antes de tudo, é preciso entender o que ela significa.
O que é um pagamento recorrente?
Basicamente, um pagamento recorrente consiste em um método de cobrança que ocorre com uma frequência definida, e deve ser acordado entre a empresa e o consumidor. Em resumo, funciona como um serviço de assinatura, em que o cliente paga todo mês um valor para receber o produto ou serviço.
Quais os benefícios do pagamento recorrente?
Fidelização de clientes
A fidelização e retenção dos clientes é um dos principais benefícios de implementar um sistema de pagamento recorrente. Isso ocorre porque eles se sentirão mais inclinados a continuar recebendo os produtos ou serviços, geralmente pagos através de cartão de crédito ou débito automático.
Menos inadimplentes
Como o pagamento é realizado de maneira automática, menos os clientes se tornam inadimplentes, pois o serviço é cancelado se não houver pagamento. Porém, para evitar erros, o ideal é usar uma plataforma de pagamento recorrente, para debitar os valores cadastrados com a menor taxa de erro possível.
Evita complicações com os clientes
Com o débito automático, os consumidores não precisam se preocupar em enfrentar filas ou ir à loja para realizar o pagamento. Essa facilidade pode ser um grande diferencial em relação à concorrência, o que leva ao aumento da retenção de clientes ao longo do tempo.
Eficiência operacional
Ter menos tarefas durante a rotina é sempre bem-vindo. Com a automatização do pagamento, abre-se espaço para outras atividades, e até mesmo para a otimização das já existentes dentro do negócio.
Projeção financeira sólida
Com um valor estimado mensal que entra no fluxo de caixa, é possível planejar melhor os gastos e investimentos. Além disso, é possível contar com uma certa estabilidade no negócio e até mesmo uma expansão futura.
Captação de informações valiosas
O contato direto com o mercado permite um monitoramento preciso do comportamento dos clientes. Com esses dados, é possível montar estratégias de marketing mais assertivas para o público-alvo, além da melhoria de produtos e promoções.
Rumo à Europa Marcopolo retoma operações comerciais na Europa com foco no segmento rodoviário
Finanças Entenda as diferenças entre consórcio, financiamento e crédito consignado
Finanças Participação de Corretoras de Seguros no Brasesul 2025 reforça crescimento do setor
Eleições 2024 Mabel Canto e Sandra Queiroz oficializam candidatura à Prefeitura de PG
Finanças Saiba quais são os riscos que você corre no "Jogo do Tigrinho"
Premiação 100 prêmios de R$ 1 mil são novidade no sorteio de segunda-feira do programa Nota Paraná
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia