Desde o início da plantação até a mesa do consumidor, a Zanlorenzi é referência no Brasil na produção de bebidas e uma das maiores companhias do segmento. Hoje, a empresa conta com 7 marcas e mais de 50 rótulos entre bebidas alcoólicas e saudáveis: sucos, chás e água de coco Campo Largo, Vinho Campo Largo (vinhos de mesa, espumantes e drafts), o vinho de mesa Quinta do Rio Grande, Do Avô, o vinho fino Toro Centenário (vinho argentino mais vendido no Brasil), Caballo Chileno e Lunar.
Com bases de produção em Campo Largo - PR e São Marcos - RS, a companhia investe constantemente na modernização das fábricas. Todo o processo inicia no Rio Grande do Sul, local com uma das maiores estruturas de termovinificação do Brasil, que a empresa possui mais de 200 tanques com capacidade de estocar até 30 milhões de litros e processar até 150.000 quilos de fruta por hora. Depois desse processo, a produção é encaminhada para a maior e mais moderna linha de envase da América Latina, localizada em Campo Largo, composta pela fábrica PET e de vidro. Com capacidade de envase de 55 mil garrafas por hora, é composta por 5 linhas de alta performance em um processo 100% automatizado. A tecnologia alemã promove o envase a frio asséptico para garantir o frescor dos produtos com longo shelf life e armazenagem em temperatura ambiente.
Tradição e qualidade
A história da Zanlorenzi começou em 1942 com a produção familiar de vinhos de Carlos Zanlorenzi, ao lado de sua esposa, Júlia. Até 1973, a fábrica detinha no mesmo espaço a produção, armazenamento, distribuição e comercialização dos vinhos. Posteriormente, a empresa adquiriu uma propriedade renomada no cultivo de uvas no Brasil, o Paralelo 30, localizado em São Marcos, no Rio Grande do Sul. Com o passar dos anos, a companhia evoluiu, passando a ter a liderança da 3ª geração da família, representada pelo atual presidente, Giorgeo Zanlorenzi.
Outro marco importante para a empresa foi entre 2009 e 2010, onde expandiu seu leque de produtos ao entrar para o mercado de bebidas não alcoólicas com a produção do suco de uva integral na linha vidro.
Desde então, a marca vem expandindo seu portfólio. Em 2015, trouxe a linha de sucos de frutas, além de ampliar a linha de sucos. A busca constante pela inovação e crescimento no mercado de bebidas saudáveis fez com que em 2017 a empresa inaugurasse uma nova linha de envase PET e a frio asséptico, em Campo Largo. Até que em 2018 lançaram as novas categorias de chás especiais e água de coco. Além disso, em 2020, a empresa adquiriu uma fazenda de 400 hectares, localizada às margens do Rio São Francisco, em Lagoa Grande (PE), para a produção própria de uvas, abrindo caminho para expansão em novos territórios.
Sustentabilidade
Em relação ao pilar sustentabilidade, a empresa valoriza a agricultura familiar. São mais de 2 mil famílias de 19 municípios da Serra Gaúcha (RS) envolvidas, que fornecem as melhores frutas para a produção dos vinhos, espumantes e sucos. Com a preocupação em todo o processo, a Zanlorenzi oferece suporte técnico e preza por uma relação de confiança com as famílias. Com isso, o produtor tem todo o suporte de uma empresa especializada no setor e a marca consegue garantir uma bebida de qualidade desde a matéria-prima até o produto final.
Além disso, possui um sistema para o tratamento de efluentes gerados nos processos produtivos com o objetivo de diminuir o impacto ambiental. São realizados tratamentos físico-químicos e biológicos por meio das Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) localizadas em Campo Largo (PR) e São Marcos (RS). É importante destacar que em Campo Largo (PR) o tratamento é exclusivamente biológico, enquanto em São Marcos ambos os métodos são aplicados.
Outra proposta já enraizada na empresa é o reaproveitamento das sobras das frutas, transformando em adubo e alimentos para animais, gerando menos resíduos para o meio ambiente. Outro projeto em paralelo, é a reutilização dos talos das uvas e transformação em pequenos pallets para serem utilizados em lareiras.
Junto com a instituição eureciclo, que certifica a compensação ambiental de grande parte das embalagens que a Zanlorenzi coloca no mercado, a companhia ajuda a promover o desenvolvimento e a operação de cooperativas de reciclagem.
Outro propósito que a marca acredita é que a educação alimentar começa na infância. Por isso, apoia instituições que incentivam a alimentação saudável das crianças e promovem projetos que ensinam a serem mais conscientes e responsáveis quando se pensa em saudabilidade.
Incentivo ao esporte
A Zanlorenzi destaca-se como uma importante apoiadora de eventos esportivos, abrangendo desde corridas até caminhadas e muito mais. Além disso, a empresa se orgulha de seu papel como patrocinadora e apoiadora de atletas renomados em diversas modalidades, como a surfista Luara Mandelli e os talentosos irmãos Ferrari, Benjamin e Lorenzo, destaque no Jiu Jitsu. Essas colaborações não apenas refletem o compromisso sólido da Zanlorenzi com o universo esportivo, mas também inspiram uma comunidade mais ampla a adotar um estilo de vida ativo e saudável.

Rumo à Europa Marcopolo retoma operações comerciais na Europa com foco no segmento rodoviário
Finanças Entenda as diferenças entre consórcio, financiamento e crédito consignado
Finanças Participação de Corretoras de Seguros no Brasesul 2025 reforça crescimento do setor
Eleições 2024 Mabel Canto e Sandra Queiroz oficializam candidatura à Prefeitura de PG
Finanças Saiba quais são os riscos que você corre no "Jogo do Tigrinho"
Premiação 100 prêmios de R$ 1 mil são novidade no sorteio de segunda-feira do programa Nota Paraná
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia