Como a conversa pública mudou, até que ponto ela afetou a mídia e quais tecnologias permitem medir o verdadeiro impacto da comunicação nos negócios? Essas são algumas das perguntas que são respondidas em ‘Da palavra ao algoritmo: Inteligência Artificial para entender a opinião pública’, o primeiro audiolivro da LLYC. Ele revela, por meio de casos reais e exemplos práticos, como a análise avançada, os dados e a tecnologia desenvolvidos pela empresa servem para entender melhor a sociedade e permitir que os gerentes tomem decisões mais ousadas e eficazes para proteger e aumentar o valor de suas empresas.
O audiolivro, narrado e transcrito em um tom informativo e jornalístico, alterna histórias com reflexões que levam o ouvinte ou leitor a uma jornada pelos cenários mutáveis da opinião pública. Ele demonstra que o DAS (Data Analytics Suite) é uma ferramenta para analisar a conversa digital que combina a interpretação de dados em massa com a experiência de nossos profissionais. O resultado permite que o leitor/cliente compreenda a dinâmica social, identifique as comunidades e os territórios que influenciam a narrativa de seus negócios, como eles afetam suas marcas e quais oportunidades ou riscos eles oferecem em termos de reputação de marca, estratégia de marketing, comunicação e assuntos públicos.
Nos últimos anos, a LLYC produziu dezenas de relatórios DAS ou análises de conversas digitais que forneceram informações sobre as atitudes sociais em relação às principais questões políticas, econômicas, de consumo, de reputação e de valor. Esses estudos analisaram a conversa sobre os desafios enfrentados pelas empresas nesses tempos de incerteza ou a maneira como elas são percebidas. Eles também abordaram causas sociais, como a visibilidade das mulheres em diferentes setores profissionais ou as barreiras de emprego enfrentadas pela comunidade transgênero, a reação a eventos tão diversos como o aumento dos preços da eletricidade ou a eclosão da guerra na Ucrânia.
Graças a essa ferramenta, é possível estimar a tendência futura da reputação de uma marca, a mudança de um hábito, o impacto de uma causa social ou a orientação da opinião pública sobre questões específicas. "A aplicação de técnicas analíticas avançadas à conversa social é essencial para eliminar a subjetividade na interpretação do contexto e para poder tomar as decisões corretas. A análise dos padrões de engajamento que ocorrem na conversa social geralmente fornece informações mais interessantes do que a análise semântica das próprias mensagens: quais são as principais comunidades, os verdadeiros influenciadores, os polos ideológicos e os principais perfis de conectores, para citar apenas alguns", diz María Esteve, diretora-geral de Assuntos Corporativos da LLYC na América Latina.
O audiolivro contou com a colaboração de Ramón González Férriz, assessor editorial da LLYC e editor, e a coautoria de Miguel Lucas, Diretor Global de Inovação da empresa, e María Esteve, diretora-geral de Assuntos Corporativos da LLYC na América Latina.
Economia Propostas de projetos para o Nordeste totalizam R$ 127,8 bilhões
Economia SP: cesta básica tem queda puxada por melhora no valor de proteínas
Economia Gratuidade em conta de luz para baixa renda vai à sanção presidencial
Economia Mais de 6,5 milhões de famílias deixaram linha da pobreza em 2 anos
Economia Exportações de veículos automotores tem alta em agosto
Economia Mercado financeiro projeta PIB de 2,16% em 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia