Quarta, 18 de Setembro de 2024 (42)99838-3791
Carreira Demissão

Três dicas para se demitir de uma empresa de forma educada

O Indeed selecionou as principais dicas para os profissionais que desejam deixar seus empregos atuais em bons termos e abraçar uma nova oportunidade de carreira

19/04/2024 16h46
Por: Redação Fonte: Das assessorias
Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

Pedir demissão de um emprego nunca é fácil, seja para abraçar uma nova oportunidade, mudar de endereço ou até mesmo por outro motivo pessoal, decidir como fazer isso e dar a notícia pode ser um desafio. As razões podem variar, mas o mais importante é entender como se demitir de maneira profissional para manter um bom relacionamento de trabalho com o empregador e sair em bons termos.

A maneira como uma pessoa se demite pode ter um impacto significativo em sua carreira e em oportunidades futuras, conforme afirma Madalina Secareanu, Gerente Sênior de Comunicações Corporativas do Indeed para a América Latina. "Considerando uma carta de recomendação ou mesmo outra vaga na mesma empresa no futuro, esse profissional deve estar preparado para sair em bons termos e garantir que as portas permaneçam abertas, facilitando que colegas ou gerentes o indiquem como referência", afirma.

Para ajudar as pessoas que estão querendo mudar de emprego, o Indeed, site de empregos número 1 do mundo, selecionou as três principais dicas para os profissionais que buscam a abordagem mais eficiente para atingir esse objetivo.

1. Analisando a situação

Para saída por mudança de carreira, motivos de saúde, realocação ou até mesmo um ambiente de trabalho difícil, a primeira etapa é analisar a causa e verificar se vale a pena deixar o cargo, o que garante uma tomada de decisão mais segura.

Uma vez decidida, a próxima etapa é informar um supervisor para que ele saiba da situação. Talvez, a empresa possa oferecer uma solução diferente e esteja disposta a renegociar os termos, como um cargo remoto ou até mesmo uma licença. Caso contrário, a pessoa pode procurar ativamente outras oportunidades de emprego – se ainda não tiver um novo já planejado – para evitar uma lacuna no currículo, o que pode afetar negativamente as finanças e benefícios.

2. Aviso formal

Independentemente se o funcionário lida diretamente com seu gerente ou com o RH, é importante perguntar quais são as diretrizes a serem seguidas durante a transição. Depois disso, o cargo permanecerá vago, portanto, um aviso prévio adequado permitirá que eles encontrem um substituto ou façam os ajustes necessários na equipe. "É fundamental lembrar que quanto mais gentil e profissional for a conversa, melhor. Além disso, aproveite para agradecer ao empregador pelas oportunidades apresentadas e experiências adquiridas ao trabalhar com ele", diz a Gerente Sênior de Comunicações Corporativas do Indeed para a América Latina.

Antes de sair, pode ser necessário escrever uma carta de demissão formal para a empresa, que pode declarar objetivamente o fato da demissão, informar a data de encerramento e expressar gratidão pelas oportunidades oferecidas. Escrever um documento positivo, sejam quais forem os motivos da saída, pode garantir que as coisas continuem em bons termos no futuro.

3. Oferecer ajuda durante a transição

Enquanto aguarda o término do período de aviso prévio, o profissional pode oferecer ajuda durante a transição. Se o empregador já tiver encontrado um substituto, o futuro ex-funcionário pode se oferecer para treiná-lo nas tarefas e informá-lo sobre afazeres e projetos incompletos. Se não for esse o caso e a empresa permitir, ajudar a encontrar e entrevistar o novo funcionário pode ser um gesto positivo.

O que pode acontecer após o pedido de demissão?

Estar preparado para enfrentar o processo após o pedido de demissão também é um ponto a ser considerado. Algumas empresas podem desejar a saída imediata, enquanto outras podem solicitar a permanência durante todo o período de aviso prévio. É por isso que é importante manter os arquivos do computador corporativo em fácil acesso e organizados, além de salvar e depois apagar todos os arquivos pessoais que possam estar armazenados lá, para o caso de saída imediata.

Ao sair de um emprego sem nenhuma outra oferta de trabalho ou perspectiva de renda, a pessoa precisa se preparar financeiramente, economizando alguns meses antes de pedir demissão. "Se possível, o profissional também deve dar a si mesmo uma chance de descansar enquanto pensa no próximo passo, usando esse tempo para descobrir um novo curso, ou mesmo fazer um teste de orientação profissional com um especialista para reorganizar sua carreira. Caso queira abrir um negócio, a chave é aprender todas as informações necessárias para guiá-lo durante o processo", afirma Madalina Secareanu.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.