Para discutir o impacto da reforma tributária no setor de Alimentação Fora do Lar, o Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), com patrocínio da Abrasel, realizou nesta terça-feira (16), em São Paulo, o Seminário LIDE Alimentos e Bebidas. Participaram do evento o relator da Reforma Tributária na Câmara Federal, deputado Aguinaldo Ribeiro, o presidente da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS) na Câmara, deputado Domingos Sávio, do presidente da FCS no Senado, senador Efraim Filho, e o coordenador do Grupo de Trabalho sobre a Reforma, o deputado Reginaldo Lopes, além de especialistas do setor.
A partir do tema “O impacto da reforma tributária no setor de bares e restaurantes e alimentos: desafios e perspectivas”, os palestrantes abordaram temas como simplificação do sistema tributário, a carga fiscal sobre os estabelecimentos, a competitividade do setor e os desafios enfrentados pelos pequenos e médios empresários diante do cenário econômico atual.
O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, abriu o encontro destacando a atuação e parceria dos parlamentares que incluíram o setor de bares e restaurantes no debate da reforma. “Ficamos muito felizes com o reconhecimento do nosso setor como essencial para a sociedade. Ainda haverá discussões sobre as alíquotas, mas já temos garantido que o setor de alimentação fora do lar será contemplado com uma alíquota especial, e nós defendemos que seja de 40% da alíquota padrão, tendo como modelo as alíquotas para o setor nos países da Europa, que são referência quando se trata de IVA. O nosso otimismo com a reforma tributária é muito grande, pois sabemos que ela vai simplificar o sistema, contribuir para o fim da guerra fiscal e proporcionar um avanço na transparência sobre os impostos”, enalteceu Paulo Solmucci.
Ele enfatizou, ainda, que a política fiscal específica para o setor de alimentos e bebidas pode determinar o desenvolvimento dos negócios. "É um assunto urgente para que possamos, cada vez mais, incentivar o crescimento daqueles que todos os dias saem de casa para empreender, gerar empregos e colaborar com a economia".
Representação expressiva do setor na economia
No primeiro painel, os parlamentares, que integraram o Grupo de Trabalho que debateu a Reforma Tributária no Congresso Nacional, relembraram o longo debate sobre a PEC 45/2019 e a representação expressiva que o setor de bares e restaurantes tem na economia brasileira.
A reforma tributária foi promulgada em dezembro de 2023 e inseriu bares e restaurantes no chamado “regime diferenciado”. Com isso, o setor poderá recolher tributos de um modo especial. Está prevista uma alíquota especial para o setor de bares e restaurantes. A transição para o novo sistema tributário está prevista para começar em 2026 e será realizada gradativamente até 2033.
Impactos no setor de bares e restaurantes
A segunda parte da programação reuniu especialistas em tributação que destacaram os desafios e oportunidades para o setor com a reforma. O economista e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Márcio Holland, iniciou o painel chamando a atenção para a dimensão do setor de bares e restaurantes e seu protagonismo na economia brasileira.
“O setor cumpre funções sociais muito importantes, como a geração de emprego para um público majoritariamente de escolaridade média. São 1,4 milhão de postos de trabalhos formais. Se considerarmos os informais, teremos mais de 4 milhões de trabalhadores. Outra função social é o estímulo ao empreendedorismo. É uma atividade grandiosa, com mais de um milhão de CNPJs ativos”, ressaltou. Segundo o economista, o setor encontra-se com dificuldades em repassar os preços e a reforma tem muito a contribuir para desafogar os empresários neste cenário.
O advogado e pesquisador do Insper Breno Vasconcelos trouxe para o debate o histórico do imposto seletivo e sua implantação em outros países. A advogada tributarista Letícia Tourinho Dantas complementou o tema dizendo que o imposto seletivo deve ter um propósito consistente para não ter função meramente arrecadatória. A especialista também reforçou que a alíquota diferenciada para o setor de bares e restaurantes foi uma grande conquista para toda a sociedade.
O advogado Felipe Reis, que foi conselheiro especial do grupo de Trabalho da Reforma Tributária no Congresso Nacional, reforçou a importância da alíquota reduzida para o setor. O especialista explicou que as dívidas tributárias são uma realidade para a maioria dos empreendedores do setor, inclusive dos estabelecimentos que são adeptos ao Simples Nacional. Um novo sistema tributário, segundo Reis, pode contribuir para a garantia da saúde financeira do setor.
Para finalizar o debate, o co-chairman do LIDE, João Doria, destacou que o debate de ideias é essencial para a exploração de diferentes pontos de vista acerca do desafio que é a reforma tributária.
"O LIDE tem esse papel importante, de discutir temas pertinentes aos brasileiros, promovendo debates substantivos, de maneira isenta e democrática, sem nenhum viés político, partidário ou ideológico. Este debate foi importante, e é disso que o país precisa: olhar para frente, entender a dimensão do seu papel para sua população e para o contexto global", afirmou.
O Seminário LIDE Alimentos e Bebidas está disponível na íntegra no canal da Abrasel, no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=i5Htbn13lfk
Sobre a Abrasel
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no país. A entidade representa um setor presente em todos os 5.570 municípios brasileiros. Saiba mais em: https://abrasel.com.br/
Rumo à Europa Marcopolo retoma operações comerciais na Europa com foco no segmento rodoviário
Finanças Entenda as diferenças entre consórcio, financiamento e crédito consignado
Finanças Participação de Corretoras de Seguros no Brasesul 2025 reforça crescimento do setor
Eleições 2024 Mabel Canto e Sandra Queiroz oficializam candidatura à Prefeitura de PG
Finanças Saiba quais são os riscos que você corre no "Jogo do Tigrinho"
Premiação 100 prêmios de R$ 1 mil são novidade no sorteio de segunda-feira do programa Nota Paraná
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia