O Abril Verde é o mês da campanha de conscientização sobre a saúde e segurança no trabalho. O objetivo é chamar a atenção para os acidentes e doenças ocupacionais, promovendo um ambiente de trabalho seguro para todos.
Segundo dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, uma notificação de acidente de trabalho é feita a cada 51 segundos. Ainda de acordo com esses dados, 1 óbito é notificado a cada 3 horas para trabalhadores com carteira assinada. Esses números preocupam e, por isso, precisamos ressaltar o assunto e ter um mês dedicado a isso.
A escolha do mês de abril para essa campanha está relacionada a um evento que ocorreu em 28 de abril de 1969, quando uma explosão em uma mina nos Estados Unidos matou 78 mineiros. Esse acidente evidenciou a necessidade de dar uma maior atenção às questões de segurança no trabalho e inspirou a criação de diversas iniciativas em todo o mundo para promover a conscientização sobre o tema.
O papel das empresas no Abril Verde
Durante o Abril Verde, as empresas costumam realizar atividades, palestras, seminários e campanhas educativas, além da distribuição de materiais informativos a fim de sensibilizar os trabalhadores.
Algumas práticas que podem ser realizadas:
Marco Posva, o Head de Relacionamentos e Negócios do SOC - Software de Saúde e Segurança do Trabalho, fala sobre a importância das empresas se adaptarem neste momento: “As empresas e os colaboradores devem estar em sintonia para a prevenção de acidentes. O Abril Verde vai além de uma campanha, ele é importante para fortalecer os nossos compromissos e, juntos, agirmos para termos excelentes resultados, construindo um futuro sólido para um trabalho com segurança e dignidade”.
A conscientização deve se estender para todo o ano
O Abril Verde é um mês para relembrar a importância da saúde e segurança dos trabalhadores. No entanto, a conscientização deve se estender para todo o ano.
“O Brasil detém um nível de acidentes do trabalho elevado. É possível verificar que algumas empresas levam a cultura de segurança do trabalho como algo meramente documental apenas para cumprir a norma, expondo desnecessariamente seus colaboradores aos riscos. E o Abril Verde vem para mostrar que é mais do que isso, vem para que todos estejam na mesma linha a fim de diminuir o índice de acidentes. Eu julgo que esse mês é extremamente importante, pois deve ser uma ação conjunta entre o empregador e o colaborador, com a finalidade de conscientizar-se em não se expor às situações de riscos”, comenta Diego Dalanesi, engenheiro especialista em Saúde e Segurança do Trabalho do SOC.
Além disso, ele ressaltou uma mudança importante em uma das normas reguladoras: “Recentemente, tivemos uma alteração na NR-01, que expõe essa realidade, na qual o próprio funcionário pode se recusar a executar atividades, as quais ele estará exposto a um risco elevado, por exemplo, o trabalho em altura sem o uso de EPIs. Hoje, esses trabalhadores possuem um amparo legal, mais do que o empregador cuidar da saúde dos trabalhadores, são os próprios trabalhadores cuidando de si mesmo”, complementa.
As empresas possuem a missão de educar os trabalhadores sobre a importância de manter um ambiente saudável e seguro, incentivando-os a tomarem atitudes para evitar acidentes.
Uma boa gestão de saúde e segurança do trabalho é a chave
Diego Dalanesi falou sobre três passos necessários para ter uma boa gestão de SST a fim de garantir a saúde e segurança de todos:
Esse ciclo é extremamente importante para prezar pela segurança e saúde do trabalhador. Com esses três pontos, é possível ter uma gestão efetiva e um retorno positivo a curto, médio e longo prazo.
Para todos os detalhes sobre Gestão de SST, basta acessar o site: www.soc.com.br
Economia Propostas de projetos para o Nordeste totalizam R$ 127,8 bilhões
Economia SP: cesta básica tem queda puxada por melhora no valor de proteínas
Economia Gratuidade em conta de luz para baixa renda vai à sanção presidencial
Economia Mais de 6,5 milhões de famílias deixaram linha da pobreza em 2 anos
Economia Exportações de veículos automotores tem alta em agosto
Economia Mercado financeiro projeta PIB de 2,16% em 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia