As cidades com mais domicílios do tipo condomínio no Brasil são Rio de Janeiro, a capital paulista, Fortaleza (CE), Belém (PA), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Maceió (AL). Segundo o recente levantamento do IBGE, 12,5% de sua população brasileira vive em apartamentos.
Fatores como segurança e comodidades, como localização, lazer, manutenção, privacidade, praticidade e serviços adicionais estão entre os fatores mais procurados pelos moradores que vivem em condomínios.
A terceirização de serviços é, portanto, uma aliada na gestão desses empreendimentos, facilitando o dia a dia, com procedimentos e rotina conforme as necessidades de cada perfil e estilo de condomínio, colaborando com as atividades e demandas dos síndicos e administradoras condominiais.
Dessa forma, vale listar que esses serviços garantem também economia, personalização e ampliam as comodidades aos moradores. "A prestação de serviços por uma empresa preparada alivia as atribuições dos gestores e aumenta a satisfação dos condôminos", afirma Renato Alves, CEO da RS Serviços, empresa com 18 anos de atuação que dispõe de um portfólio de opções que incluem portaria, limpeza, zeladoria, jardinagem, recepção e vigilância.
Com sede na capital paulista e filiais em Guarulhos, interior e litoral norte de São Paulo. Além de Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG), a RS oferece aos condomínios serviços que abrangem tecnologia em segurança, com monitoramento, portaria remota e o RS Vigia, totem equipado com câmeras inteligentes que identificam movimentos e situações atípicas, com alertas às centrais de monitoramento.
Entre os benefícios da terceirização está a customização, que segue as necessidades apresentadas tanto no que diz respeito aos cargos, desde a seleção e contratação dos profissionais, quanto aos recursos tecnológicos.
Marcio Rachkorsky, consultor da RS Serviços, especializado em condomínios, comenta que a customização colabora, cada vez mais, com as exigências atuais, como a da portaria, cuja função vai além de abrir e fechar portões, pois recebe encomendas, faz o primeiro atendimento aos prestadores de serviços, entre outros.
“A portaria de hoje é uma célula importante da administração e da segurança do condomínio, acompanhando toda a movimentação e rotina”, esclarece.
A economia é outro ponto importante ao terceirizar os serviços. Entretanto, Rachkorsky explica que os resultados financeiros não ocorrem instantaneamente. “A economia não é só gastar menos, mas ter mais qualidade com o mesmo valor. Otimiza-se as escalas, evita-se horas extras e folgas trabalhadas, entre outros itens que inflam a folha de pagamento, além de outras reduções”, afirma o especialista.
Entre as demais vantagens ao terceirizar os serviços de condomínios, de acordo com Rachkorsky, estão:
- Colaboradores capacitados para as funções que passam por treinamentos regulares.
- Controle de escalas de forma inteligente e econômica para o condomínio.
- Substituição de colaboradores em caso de faltas.
- Acompanhamento e controle constante por equipes de supervisão preparadas.
Economia Propostas de projetos para o Nordeste totalizam R$ 127,8 bilhões
Economia SP: cesta básica tem queda puxada por melhora no valor de proteínas
Economia Gratuidade em conta de luz para baixa renda vai à sanção presidencial
Economia Mais de 6,5 milhões de famílias deixaram linha da pobreza em 2 anos
Economia Exportações de veículos automotores tem alta em agosto
Economia Mercado financeiro projeta PIB de 2,16% em 2025
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia