Mesmo diante do ciclo de queda da taxa básica de juros (Selic), iniciado em agosto de 2023, as mulheres permanecem fiéis a investimentos conservadores. É o que mostra levantamento realizado pelo Santander Brasil entre 2022 e 2023 com clientes da instituição. No estudo, o valor aplicado em Certificados de Depósitos Bancários (CDB), Letras de Crédito do Imobiliário (LCI), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), títulos do Tesouro Direto e até na poupança permaneceu o mesmo de um ano atrás: 53% do total investido.
No Paraná, segundo levantamento do Santander, as mulheres fizeram um movimento contrário, reduzindo levemente os investimentos em Renda Fixa, de 54% para 52%. Os fundos de investimentos também perderam espaço na carteira feminina no estado de um ano para outro, caindo de 12% para 10% do total dos investimentos entre 2022 e 2023. Os números indicam uma migração para aplicações em Previdência, em dois pontos percentuais, e em Certificados de Operações Estruturadas (COEs), também em dois pontos percentuais; mantendo ainda assim uma postura conservadora.
No cenário nacional, surpreendentemente, o comportamento adotado pelos homens – que geralmente se arriscam mais – também foi na direção do conservadorismo: eles elevaram a parcela em renda fixa no mesmo período de comparação, de 50% em 2022 para 52% em 2023. “Os dados mostram que as mulheres são mais disciplinadas em suas aplicações e, mesmo em anos desafiadores como o ano passado e o anterior, elas mostraram persistência”, diz Luciane Effting, executiva responsável pelo Santander AAA.
Esse comportamento foi mostrado também na 7ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela Associação Nacional das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), mostrando as mulheres pensam na segurança financeira ao investir, quesito que lidera as motivações delas desde a primeira edição da pesquisa, em 2018.
Previdência
Quando o tema é previdência, observando as movimentações em todo Brasil, a constância também é um aspecto percebido entre as investidoras, com uma pequena elevação de 27,7% do total da carteira em 2022 para 28,4% em 2023. Os homens também não registraram grandes movimentos de um ano para outro, mas com uma parcela um pouco menor da carteira: 24%. “Quase 30% da carteira de previdência confirma que elas são mais disciplinadas e preocupadas com o seu futuro”, afirma Luciane.
Rumo à Europa Marcopolo retoma operações comerciais na Europa com foco no segmento rodoviário
Finanças Entenda as diferenças entre consórcio, financiamento e crédito consignado
Finanças Participação de Corretoras de Seguros no Brasesul 2025 reforça crescimento do setor
Eleições 2024 Mabel Canto e Sandra Queiroz oficializam candidatura à Prefeitura de PG
Finanças Saiba quais são os riscos que você corre no "Jogo do Tigrinho"
Premiação 100 prêmios de R$ 1 mil são novidade no sorteio de segunda-feira do programa Nota Paraná
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia