Num mundo cada vez mais digitalizado, onde a atenção do consumidor é cada vez mais disputada, o marketing de conteúdo ganha cada vez mais destaque, é o que aponta a pesquisa feita pela HubSpot que mostra a crescente relevância do marketing de conteúdo nas estratégias de qualquer empresa. A pesquisa, realizada em 2023, mostra que 55% dos profissionais de marketing classificam o marketing de conteúdo como sua estratégia principal, sendo que quase 40% dos profissionais consideram essa estratégia uma parte fundamental de seus planos e 51% entendem que essa é a melhor maneira de atrair e reter clientes.
Para o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, o ambiente digital atual enfatiza ainda mais a importância do marketing de conteúdo, já que tanto o âmbito do marketing digital quanto o de conteúdo desempenham papéis importantes na promoção de produtos e serviços. “Um dos principais motivos pelos quais o marketing de conteúdo é tão essencial é sua capacidade de educar, informar e entreter os consumidores sem a sensação intrusiva de publicidade tradicional. Ao fornecer conteúdo valioso e relevante, as marcas podem construir relacionamentos mais sólidos com seu público-alvo, estabelecendo-se como autoridades em seus setores, sendo essa uma estratégia que deve ganhar ainda mais força nos próximos anos”, conta.
Crescimento de investimento em marketing de conteúdo e importância da humanização
De acordo com dados da Conversion/KPMG, mais de metade das empresas, 53%, planejam aumentar seus investimentos em marketing de conteúdo, tornando-o uma prioridade máxima de investimento para 2025. Outro aspecto significativo é o custo comparativo entre o marketing de conteúdo e o tradicional, ponto reforçado pelo estudo da Demand Metric que revela que a estratégia é 62% mais econômica e gera aproximadamente três vezes mais leads. Essa eficácia é ainda mais evidente quando se compara a geração de leads, proporcionando um aumento de 54% em relação ao marketing tradicional.
Nesse panorama de crescimento, entre as estratégias de marketing de conteúdo que devem ganhar ainda mais visibilidade, a humanização das marcas se destaca ao criar uma identidade com o público. “A comunicação personalizada e empática emerge como uma estratégia fundamental, pois essa abordagem tende a estabelecer laços emocionais entre marcas e consumidores, estabelecendo uma relação de confiança, essencial para o sucesso das empresas, contribuindo para a construção de autoridade e ajudando a se destacar em meio à concorrência”, explica Burlamaqui.
No entanto, o especialista reforça ser importante que as marcas entendam que a humanização vai além de simplesmente adicionar um toque pessoal ao conteúdo, sendo uma estratégia que deve visar o entendimento profundo das necessidades, desejos e preocupações dos clientes, além de contar com uma comunicação genuína e relevante. “Contar com técnicas de humanização é fundamental, entre elas podemos destacar, por exemplo, o storytelling, os depoimentos de clientes, as interações nas redes sociais e a comunicação empática. Dessa forma as marcas podem humanizar sua presença online e criar uma conexão autêntica com seu público, conquistando corações e mentes alinhadas com os valores e serviços da empresa”, afirma.
Como criar um marketing de conteúdo eficaz em 2024
Rumo à Europa Marcopolo retoma operações comerciais na Europa com foco no segmento rodoviário
Finanças Entenda as diferenças entre consórcio, financiamento e crédito consignado
Finanças Participação de Corretoras de Seguros no Brasesul 2025 reforça crescimento do setor
Eleições 2024 Mabel Canto e Sandra Queiroz oficializam candidatura à Prefeitura de PG
Finanças Saiba quais são os riscos que você corre no "Jogo do Tigrinho"
Premiação 100 prêmios de R$ 1 mil são novidade no sorteio de segunda-feira do programa Nota Paraná
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia