Num mundo cada vez mais digitalizado, onde a atenção do consumidor é cada vez mais disputada, o marketing de conteúdo ganha cada vez mais destaque, é o que aponta a pesquisa feita pela HubSpot que mostra a crescente relevância do marketing de conteúdo nas estratégias de qualquer empresa. A pesquisa, realizada em 2023, mostra que 55% dos profissionais de marketing classificam o marketing de conteúdo como sua estratégia principal, sendo que quase 40% dos profissionais consideram essa estratégia uma parte fundamental de seus planos e 51% entendem que essa é a melhor maneira de atrair e reter clientes.
Para o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, o ambiente digital atual enfatiza ainda mais a importância do marketing de conteúdo, já que tanto o âmbito do marketing digital quanto o de conteúdo desempenham papéis importantes na promoção de produtos e serviços. “Um dos principais motivos pelos quais o marketing de conteúdo é tão essencial é sua capacidade de educar, informar e entreter os consumidores sem a sensação intrusiva de publicidade tradicional. Ao fornecer conteúdo valioso e relevante, as marcas podem construir relacionamentos mais sólidos com seu público-alvo, estabelecendo-se como autoridades em seus setores, sendo essa uma estratégia que deve ganhar ainda mais força nos próximos anos”, conta.
Crescimento de investimento em marketing de conteúdo e importância da humanização
De acordo com dados da Conversion/KPMG, mais de metade das empresas, 53%, planejam aumentar seus investimentos em marketing de conteúdo, tornando-o uma prioridade máxima de investimento para 2025. Outro aspecto significativo é o custo comparativo entre o marketing de conteúdo e o tradicional, ponto reforçado pelo estudo da Demand Metric que revela que a estratégia é 62% mais econômica e gera aproximadamente três vezes mais leads. Essa eficácia é ainda mais evidente quando se compara a geração de leads, proporcionando um aumento de 54% em relação ao marketing tradicional.
Nesse panorama de crescimento, entre as estratégias de marketing de conteúdo que devem ganhar ainda mais visibilidade, a humanização das marcas se destaca ao criar uma identidade com o público. “A comunicação personalizada e empática emerge como uma estratégia fundamental, pois essa abordagem tende a estabelecer laços emocionais entre marcas e consumidores, estabelecendo uma relação de confiança, essencial para o sucesso das empresas, contribuindo para a construção de autoridade e ajudando a se destacar em meio à concorrência”, explica Burlamaqui.
No entanto, o especialista reforça ser importante que as marcas entendam que a humanização vai além de simplesmente adicionar um toque pessoal ao conteúdo, sendo uma estratégia que deve visar o entendimento profundo das necessidades, desejos e preocupações dos clientes, além de contar com uma comunicação genuína e relevante. “Contar com técnicas de humanização é fundamental, entre elas podemos destacar, por exemplo, o storytelling, os depoimentos de clientes, as interações nas redes sociais e a comunicação empática. Dessa forma as marcas podem humanizar sua presença online e criar uma conexão autêntica com seu público, conquistando corações e mentes alinhadas com os valores e serviços da empresa”, afirma.
Como criar um marketing de conteúdo eficaz em 2024