Quando uma família está de mudança para um novo imóvel, é comum que o profissional à frente da reforma receba uma lista de demandas que acompanhe os ensejos dos novos moradores. E não poderia ser diferente quando a arquiteta Andrea Teixeira foi convidada para realizar a reforma para um casal com três filhos – duas adolescentes e um menino mais novo. “Foi uma renovação repleta de emoções por todo caminho”, recorda-se a autora do projeto.
No topo da lista dessa família que reside em Curitiba, a vontade de ter uma área gourmet completa, já que recepcionar convidados é um prazer que todos adoram cultivar. “Quando a área social será bastante utilizada, a praticidade para manutenção e limpeza não pode ser esquecida”, ressalta a arquiteta que começou a trabalhar com seus clientes quando o apartamento era uma realidade apenas na planta baixa da unidade comercializada pela construtora. Nesse ínterim, antes da esperada entrega das chaves, o projeto estava devidamente ajustado de acordo com as expectativas.
Acompanhe os detalhes do apartamento de 580 m² que combina sofisticação, tecnologia e muitas soluções criativas:
A entrada triunfal
Tanto o hall de entrada quanto o lavabo foram pensados para surpreender quem chega ao apartamento. Para o piso, Andrea elegeu o Travertino Navona que reveste também o espaço que antecede o elevador, as colunas e prossegue por toda área social com o objetivo de criar unidade estética e amplitude.
Uma atmosfera moderna, clean e impactante: essa é a leitura que a arquiteta interpretou ao executar um corredor de passagem, logo no trecho inicial e que, por sua vez, se prolonga por todo apartamento sem ser interrompido por portas.
Uma área social integrada com gourmet
No projeto concebido pela arquiteta, não apenas a varanda gourmet é destinada aos felizes momentos com os visitantes, mas sim todo o conjunto formado também pelo living e as salas de TV e jantar. Para abraçar todos os ambientes, a arquiteta escolheu os painéis de carvalho que adicionaram aconchego e sensorialidade.
Na reforma, foi necessário promover o rebaixamento do forro de gesso que viabilizou um projeto luminotécnico sutil e eficiente formado por luminárias modernas e arrojadas. O LED entrou em cena para acentuar pontos estratégicos como os nichos.
O espaço gourmet completo foi um pedido especial do cliente, um verdadeiro apreciador da culinária e dos encontros sociais. Com a paixão pelo churrasco, hobby tradicional no Paraná, o ambiente reuniu cooktop, churrasqueira, máquina de gelo e até uma champanheira embutida à bancada. “Para essa família, o cozinhar é acompanhado por ouvir música e, para tanto, lançamos mão dos recursos tecnológicos principalmente na área de convívio”, analisa Andrea sobre as intervenções.
A adega escolhida para o setor foi uma walk-in executada pela Art des Caves e localizada ao lado da varanda gourmet. Sua estrutura generosa foi necessária em função do grande número de rótulos colecionados pelo esposo.
A tecnologia como parte da casa
Seguindo as referências modernas, o projeto empreendido por Andrea Teixeira automatizou o acionamento e regulagem da iluminação que entrega possibilidades distintas para receber os momentos na sala de jantar e no home theater – por aqui, o ambiente também foi contemplado por placas de camurça paginadas para o isolamento acústico das paredes, aconchego e ainda mais estilo ao ambiente.
Cozinha completíssima
A cozinha integrada à área social não foi uma opção para esses moradores, pois a vontade era de contar com um ambiente completo e mais privativo. Com a marcenaria realizada pela Ornare, a ilha central incluiu o fogão e foi acompanhada pela mesa para as refeições do dia a dia.
Dormitório do casal:
A madeira Carvalho dá o tom ao marcar presença no piso, na estrutura ripada da porta mimetizada e o efeito acima da cabeceira. Junto a paleta suave do enxoval, a escrivaninha de trabalho, formada com mobiliário da Artefacto, e a iluminação indireta deixam o dormitório muito mais intimista.
O banheiro master foi inteiramente repensado para designar um novo posicionamento à banheira e o box que ficou centralizado no meio do cômodo para acomodar dois chuveiros de teto. Todo em mármore branco Sivec, a intenção era produzir um clima de spa em casa. “Conseguimos proporcionar um ambiente muito especial”, constata Andréa sobre o êxito do projeto.
No closet fechado com vidro reflecta, a marcenaria distribuiu espaços para os itens do marido e da esposa, além de compartimentos específicos para bolsas e sapatos.
Com uma planta espelhada, os detalhes são o que diferem os dormitórios das filhas. A partir da cama centralizada, uma cabeceira foi revestida com um ripado até o teto, enquanto a outra se destaca pela graciosidade do papel de poá. Ambas ganharam sua penteadeira com direito ao espelho camarim.
Para agradar o menino, que desde pequeno é apaixonado por carros, a cama no formato foi o ponto central da decoração e ela parece sair da imagem do adesivo aplicado na parede – a pista do clássico circuito de Spa-Francorchamps –, para somar com o tema e a ludicidade do ambiente.