De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho – SmartLab, em 2022 houve 44,8 mil notificações de acidentes de trabalho (CAT) no Paraná, com 232 acidentes com óbito, o que o coloca o estado em quinto lugar no país. O pódio, nesse caso, não é positivo, ainda mais quando se pensa que a maioria dos acidentes laborais podem ser evitados. É por isso que todos os anos acontece a campanha Abril Verde, para enfatizar a importância da prevenção de acidentes de trabalho.
Para apoiar as indústrias no tema, Erika Manuela Fierli Hereck, técnica de Segurança do Trabalho da região Norte do Sesi Paraná, lista 5 formas de prevenção:
1- Defina uma política de segurança clara e objetiva, de modo que todos os colaboradores e gestores conheçam o que a organização espera de cada um, no âmbito da prevenção de acidentes. “Todas as medidas de prevenção adotadas pela empresa ganham força e são mais efetivas quando há a chancela da alta administração”, ressalta.
2- Identifique, de forma minuciosa, todos os perigos e riscos. Dessa forma, consegue-se implementar medidas de eliminação ou neutralização mais eficazes.
3- Implemente medidas de engenharia, através de proteções coletivas de máquinas e equipamentos. “Aqui, vale ressaltar a importância da NR-12, que de forma específica, estabelece os parâmetros para as proteções de partes móveis de máquinas e equipamentos, contribuindo de forma significativa para a diminuições dos perigos e riscos de acidentes”, afirma.
4- Treine os trabalhadores já na integração, antes de assumirem suas atividades, e periodicamente, de modo que todos sejam orientados quanto aos perigos e riscos e suas atitudes, visando a garantia da integridade física e da saúde. As capacitações contribuem para a formação de uma cultura prevencionista.
5- Aplique ações disciplinares aos que, de forma injustificada, deixam de cumprir regras claras sobre prevenção de acidentes do trabalho. “Muitas vezes as advertências são necessárias para garantir a eficácia das medidas adotadas”, finaliza.
Sobre a NR-12
A Norma Regulamentadora 12 (NR-12) e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho na utilização de máquinas e equipamentos.
Alessandro Bragagnolo, engenheiro de segurança do Sesi Paraná, conta que a instituição acaba de participar do projeto da Plataforma de Inovação para a Indústria, na categoria Inovação para a Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos – NR-12. “Foram realizados 22 projetos contemplando 85 máquinas dos tipos serra circular e serra de fita”, relata.
Por meio desse projeto foi possível projetar, construir e instalar proteções fixas nessas máquinas. “Ao investir na proteção adequada das serras fitas e circulares, todos saem ganhando: os trabalhadores, as empresas e a sociedade em geral”, completa.
Para saber mais procure a unidade Sesi mais próxima.