Para garantir a trafegabilidade, segurança e conforto aos usuários, a Via Araucária segue cumprindo a agenda de trabalhos iniciais ao longo dos 473 quilômetros do Lote 1 de rodovias do Paraná. Nesta semana, estão previstos a recuperação do pavimento, operação tapa-buracos, implementação de sinalização, além de poda de árvores, limpeza de drenagem e pintura de estruturas.
As obras incluirão fresagem e recomposição do pavimento, nas rodovias BR-277, em Campo Largo, no período noturno e na BR-476, em Araucária, no período diurno, bem como terraplanagem na BR-373, em Imbituva e tapa-buraco emergencial na BR-277, entre os municípios de Irati e Prudentópolis. Inclusive, durante a execução das atividades ocorrerá bloqueio de faixa e acostamento.
No decorrer da semana, permanecem os trabalhos de tapa-buracos, roçadas e limpezas de drenagem, mas sem necessidade de bloqueio de via. Os serviços atendem ao contrato de concessão junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e tem prazo de finalização de até 12 meses.
Confira aqui os horários e serviços programados ao longo desta semana.
Recomendações
A Via Araucária pede atenção de motoristas e indica que reduzam a velocidade ao passarem por trechos em obras, que estarão sinalizadas seguindo as normas vigentes da legislação. A concessionária ressalta, ainda, que as atividades programadas estão sujeitas à alteração em função de necessidades operacionais ou condições climáticas. Caso haja necessidade de atividades emergenciais, os serviços serão informados pelo perfil da concessionária no Instagram (@araucariavia), que divulga diariamente os serviços em curso. Também podem ser consultados pelo site www.viaaraucaria.com.br e pelo telefone 0800 277 0 376, 24h por dia.
Insumos utilizados nas obras para recuperação de pavimentos
Para a recuperação dos pavimentos a concessionária utilizou mais de 5 mil toneladas de massa asfáltica (CAUQ) para o tratamento das patologias do pavimento. Essa quantidade corresponde a mais de 20 mil m² de pista restaurada. Durante os últimos 15 dias de atividades, foram consumidas aproximadamente 290 toneladas de cimento asfáltico de petróleo (CAP) e mais de 4.700 toneladas de material granular. Todo esse trabalho foi realizado por 119 colaboradores, que contaram com o suporte de 110 máquinas e equipamentos.
Terraplanagem
Durante 15 dias de recuperação de terraplenos, a Via Araucária restaurou seis pontos críticos e utilizou nessa operação duas escavadeiras hidráulicas que escavaram um total de 1.217 m³. Também foram aterrados 1.106 m³, além do fornecimento e aplicação de 51 m³ de pedra rachão para fundação de aterro estabilizado. Para execução dessas atividades, foram envolvidos 20 colaboradores e 20 equipamentos.
Limpeza e drenagem superficial
Na última semana, foram realizados 9.330 metros de limpeza e drenagem superficial, resultando em um acumulado de aproximadamente 14 mil metros. Além da limpeza de 341 placas de sinalização e mais de 1.700 metros de limpeza e pintura de barreira de concreto.
Implantação de sinalização horizontal e vertical
Desde o início das operações, em 28 de fevereiro, foram realizadas a pintura de 48 km de faixa de sinalização horizontal; implementação de 3.107 sinalização horizontal-tacha, resultado em 440 m². Além do recolhimento de aproximadamente placas 596 obsoletas ao longo do trecho.
Tapa-buraco emergencial
Foram realizados também 421 tapa-buracos emergenciais, resultando em mais de 4.700. E cerca de 64 toneladas de reparo localizado ao longo da BR-476, BR-277 e BR-373.
Balanço de atendimentos
De 28 de fevereiro até 21 de março a Via Araucária atendeu 2.022 ocorrências. Entre elas, 794 são referentes a panes mecânicas, 51 panes elétricas, 151 sinistros e 60 atendimentos clínicos.
Sobre a Via Araucária
A Via Araucária é a concessionária responsável pela operação, manutenção e modernização do Lote 1 do Sistema Rodoviário do Estado do Paraná, abrangendo 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais. Esse trecho inclui os contornos Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, entre outros segmentos viários. O contrato de concessão assinado junto ao Governo Federal prevê investimentos da ordem de R$13,1 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implementação de tecnologias e inovações que contribuam para a prestação de serviços de alta qualidade. Para mais informações: www.viaaraucaria.com.br
(I) BR-277/PR:
– Do acesso oeste de Curitiba/PR até a Ponte sobre o Rio Barigui, em Curitiba/PR;
– Do entroncamento com a BR-476, no município de Curitiba/PR, até o
entroncamento com a BR-373/PR-452 (Relógio), em Prudentópolis/PR;
– Do entroncamento com a BR-277/PR-431, no município de Campo Largo/PR, até o
entroncamento com a BR-277/PR-431 (Fim do Contorno de Campo Largo), em Balsa
Nova/PR;
– Do acesso a Santa no município de Balsa Nova/PR, até o entroncamento com a
PR-423, em Balsa Nova/PR.
(II) BR-373/PR:
– Do entroncamento com a BR-373/PR (Caetano) no município de Ponta Grossa/PR,
até o
entroncamento com a BR-277/PR (Relógio), em Prudentópolis/PR.
(III) BR-376/PR:
– Do entroncamento com a BR-476 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR, até o
entroncamento com a BR-116/476 (Curitiba Sul/Pinheirinho), em Curitiba/PR.
(IV) BR-476/PR:
– Do entroncamento com a BR-376/277 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR,
até o
entroncamento com a PR-427 (P/ Porto Amazonas), em Lapa/PR.
(V) PR-418:
– Do entroncamento com a BR-277/PR (Campo Comprido) no município de
Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-417, em Colombo/PR.
(VI) PR-423:
– Do entroncamento com a BR-276 (Araucária) no município de Araucária/PR até o
entroncamento com a BR-277 (Pista Direita), em Campo Largo/PR.
(VII) PR-427:
– Do entroncamento com a BR-476 no município da Lapa/PR, até o entroncamento
com a BR-277, em Palmeira/PR.
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