Curitiba é reconhecida como a cidade mais inteligente do mundo, e não é por acaso que um dos maiores eventos sobre o tema está sendo realizado na capital paranaense. A quinta edição do Smart City Expo Curitiba 2024 acontece até às 19 horas do dia 22 de março, no Centro de Eventos do Positivo, no Parque Barigui.
Os números mostram que o assunto deve ser discutido amplamente. Isso porque, com base nos dados do Banco Mundial, estima-se que até 2050, 68% da população estará vivendo em áreas urbanas.
Nesse contexto, o conceito de Cidades Inteligentes ganha destaque, delineado pelo Ranking Connected Smart Cities, que mapeia 75 indicadores divididos em 11 eixos temáticos, como mobilidade, meio ambiente, empreendedorismo, educação, energia, governança e urbanismo.
Essa abordagem reflete a crescente importância de estratégias inteligentes e inovadoras na construção e gestão de ambientes urbanos, para proporcionar melhor qualidade de vida para os cidadãos. Dessa forma, essa discussão será explorada durante o evento, destacando a relevância e as potenciais soluções para os desafios enfrentados pelas cidades modernas, que estão se tornando centros vitais para a maioria da população mundial.
No primeiro dia do Smart City, a Assespro-PR, entidade que representa as empresas de tecnologia do estado, abordou temas como governança e futuro digital, apresentados pela presidente Josefina Gonzalez e pelo vice Adriano Krzyuy.
Josefina moderou um debate sobre o tema ‘(Re)definindo Transparência para uma Governança Inteligente: Por Onde Começar?’. Ela ressaltou, na ocasião, a importância da transparência, destacando que disponibilizar informações de forma clara, acessível e compreensível é essencial para uma governança eficiente. Já Adriano Krzyuy apresentou a palestra ‘Construindo o Futuro Digital: A Jornada das Cidades Inteligentes’, que abordou como a transformação digital pode redesenhar as cidades para torná-las mais inteligentes, sustentáveis e inclusivas.
"O objetivo é discutir como a integração de tecnologias digitais nas infraestruturas urbanas pode melhorar a qualidade de vida, aumentar a eficiência dos serviços públicos e promover uma governança mais participativa", antecipa o vice-presidente da Assespro-PR.
O Smart City Expo Curitiba, organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, conta com o apoio da Fira Barcelona, Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação.