A CCR Aeroportos, gestora do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu desde março de 2022, informa que vai concluir as obras e realizar a homologação da extensão da pista do aeródromo, que ainda está sem utilização devido a pendências na construção e instalações.
Como constava nos documentos que embasaram a licitação, a conclusão das obras da pista de pouso e decolagem do aeroporto de Foz do Iguaçu antes do início da concessão era de responsabilidade da Infraero. Assim, não há previsão contratual para que a CCR Aeroportos execute as referidas obras e, da mesma, a concessionária não esperava dispender valores para este investimento. A empresa chegou a manter diálogo com a Infraero, mas não houve avanços para que as pendências relacionadas à extensão da pista fossem solucionadas.
Diante da impossibilidade de receber voos comerciais e cargueiros de maiores proporções, o que implica prejuízos ao setor produtivo da cidade de Foz do Iguaçu e ao Estado do Paraná, a CCR Aeroportos decidiu concluir as obras, instalar os equipamentos necessários e realizar o processo de homologação da pista junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Para que a extensão da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu seja homologada de acordo com os padrões exigidos pela ANAC, a CCR Aeroportos vai executar obras estruturantes, como: readequações e implantação de drenagem de pavimento, sinalizações horizontais, ajustes de terraplanagem, adequações de equipamentos para o auxílio da navegação aérea, tratamento de obstáculos, entre outros atributos necessários.
Com a extensão em 664 metros, a Pista de Pousos e Decolagens do Aeroporto de Foz do Iguaçu passará de 2.194 metros para 2.858 metros, sendo a segunda maior da região Sul. Ela estará em operação plena a partir de março de 2025, já que o processo de homologação leva 12 meses. O investimento previsto é de cerca de R$ 20 milhões e, futuramente, a empresa buscará reparação junto aos órgãos responsáveis.
Nota da Infraero
Em nota, a Infraero esclarece que, enquanto era responsável pela administração do aeroporto, a obra foi finalizada. Ficou a cargo da concessionária apenas a conclusão do processo de homologação. Diferentemente do que afirma a CCR, conforme confirmado pela própria Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a responsabilidade pela continuidade do processo é da concessionária, atual administradora do Aeroporto de Foz do Iguaçu, nos termos das regras previstas no contrato de concessão.
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