A inteligência artificial está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, impactando de forma positiva, principalmente na automação de diferentes tarefas com um excelente grau de precisão, em um tempo bem mais veloz. Aumentando significativamente a produtividade. Por isso, a inteligência artificial está sendo utilizada em diferentes setores da economia.
Na área tributária, a IA se revelou uma ferramenta indispensável, pois através dela é possível o processamento de uma grande quantidade de dados, que permite identificar padrões, que ajudam na melhoria da gestão fiscal das empresas e na recuperação de créditos tributários. Esse é o caso da LaraFy, empresa paranaense protagonista em planejamento tributário e no Lucro Real, que faz uma análise criteriosa nos regimes fiscais das empresas.
“Somos entusiastas da tecnologia, usando a combinação de inteligência artificial, robotização de processos e inteligência humana na busca de resultados rápidos, seguros e incríveis para o mundo dos tributos fiscais, mais especificamente, para as empresas optantes pelo regime do lucro real ou presumido”, revelou o CEO e fundador da Larafy, Waldir de Lara Junior.
O lucro real, dentre os regimes tributários, é o que mais tem possibilidades de implementação de estratégias, e por isso, o uso da IA, combinada com a robotização de processos é muito importante para as empresas, pois auxilia na atualização constante da legislação tributária brasileira, facilitando assim a interpretação das normas e regulamentos. “Além disso, utilizamos a tecnologia a nosso favor, minimizando os problemas, e garantindo por exemplo, maior conformidade com a legislação tributária, reduzindo os riscos de autuações fiscais e a possibilidade do aumento da capacidade financeira das empresas”, falou o CEO.
O planejamento tributário é essencial, principalmente para as empresas que optam pelo Lucro Real, já que é o regime tributário que exige um controle maior e análise constante dos dados financeiros. “Uma das principais vantagens do Lucro Real, é a dedução de despesas operacionais, que ajudam a reduzir a base do imposto de renda e da contribuição social, sem falar de inúmeros benefícios fiscais exclusivos para este regime. Além de ser dentre os regimes tributários, o que permite uma maior personalização e adequação ao perfil de cada empresa. E para que isso funcione, é necessário um acompanhamento constante de grandes especialistas na área tributária”, lembrou Waldir de Lara Junior.
A correta aplicação do Lucro Real, permite a dedução de despesas operacionais comprovadas e a implementação de benefícios ou incentivos fiscais, como: Juros sobre o capital próprio, subvenções, pesquisas e inovações, depreciações aceleradas e incentivadas, como muitos outros benefícios, contribuindo diretamente na redução da carga tributária de forma legal e transparente. No cenário atual, onde o mercado está cada vez mais competitivo, a escolha por parte das empresas do melhor regime de tributação, além da otimização da carga tributária é a possibilidade de ter uma gestão financeira em conformidade e transparente.
Rumo à Europa Marcopolo retoma operações comerciais na Europa com foco no segmento rodoviário
Finanças Entenda as diferenças entre consórcio, financiamento e crédito consignado
Finanças Participação de Corretoras de Seguros no Brasesul 2025 reforça crescimento do setor
Eleições 2024 Mabel Canto e Sandra Queiroz oficializam candidatura à Prefeitura de PG
Finanças Saiba quais são os riscos que você corre no "Jogo do Tigrinho"
Premiação 100 prêmios de R$ 1 mil são novidade no sorteio de segunda-feira do programa Nota Paraná
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia