Dados da pesquisa realizada em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam um potencial significativo para investimentos dentro de condomínios residenciais, impulsionando uma onda de inovação e empreendedorismo no mercado. Com mais de 27 milhões de pessoas vivendo em apartamentos e 6,9 milhões trabalhando no setor privado de suas próprias casas, a conveniência residencial tornou-se um fator chave na adaptação dos produtos e serviços à vida urbana contemporânea.
Segundo o CEO do market4u, Eduardo Córdova, o crescimento das franquias em condomínios é uma tendência que se fortaleceu nos últimos anos, principalmente durante a pandemia, quando a relação custo benefício desse tipo de empreendimento se tornou mais evidente. "Durante a pandemia, os mercados em condomínios evidenciaram uma nova forma de consumo, sem necessidade de deslocamento ou prazos de entrega.. Aos poucos, essa nova modalidade reforçou as suas vantagens para os clientes, como a praticidade, comodidade, segurança e economia de tempo", explica.
Entre os tipos de negócios que crescem em condomínios, os mercados autônomos têm se mostrado uma tendência cada vez mais em expansão, pois unem inovação e comodidade num mesmo espaço. “Operando em condomínios comerciais e residenciais, o market4u oferece comodidade e segurança por meio de mercados autônomos que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, dispensando a necessidade de atendentes. Com mais de 2 mil unidades em operação,em praticamente todos os estados do Brasil., Além disso, sendo a maior microfranquia do país,, segundo a classificação da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o market4u tem se consolidado como uma excelente opção de negócio para empreendedores que pretendem investir no setor”, reforça Córdova. No mês de fevereiro, a empresa bateu um novo recorde: abriu 37 novas franquias em apenas 20 dias úteis.
Vantagens para empreendedores e benefícios para moradores
Investir e atender consumidores dentro de condomínios apresenta uma série de benefícios significativos tanto para os empreendedores quanto para os moradores. Entre as vantagens para os empreendedores, Córdova explica que as lojas em condomínio são compactas, comparadas a lojas de rua, além do ambiente controlado e da proximidade com o público-alvo, que é um fator importante nesse contexto, pois estar localizado dentro do condomínio permite aos empreendedores uma interação mais próxima e frequente com os consumidores, facilitando a compreensão das necessidades e preferências dos moradores, e possibilitando a adequação dos produtos e serviços oferecidos de acordo com as demandas do mercado local”, conta o CEO.
Outro benefício significativo é a possibilidade de fidelizar os clientes, uma vez que ao proporcionar conveniência e produtos/serviços adaptados ao estilo de vida dos moradores, os empreendedores podem construir relacionamentos sólidos e duradouros com sua clientela. “A oportunidade de fidelização dos clientes é potencializada pelo ambiente condominial, onde a proximidade e a personalização dos serviços podem contribuir para uma maior lealdade por parte dos consumidores. Além disso, a presença dentro do condomínio facilita a realização de pesquisas de mercado e a coleta de feedback dos consumidores, permitindo uma constante adaptação e aprimoramento do negócio com base nas necessidades e preferências do público-alvo”, afirma Córdova.
"É um dos raros modelos de negócio que unidades próximas não competem entre si e que há ainda muito potencial de crescimento com o número de condomínios que ainda desejam ter um mercado autônomo em seus locais. O novo mercado de um condomínio não afeta em nada o resultado do mercado já existente em um condomínio vizinho. Pelo contrário, fortalece o modelo ainda mais, fazendo com que mais prédios da região desejem e solicitem um mercado autônomo em suas dependências", completa.
Já para os consumidores, a principal vantagem de contar com empreendimentos dentro do condomínio é a conveniência, uma vez que ter acesso a produtos e serviços dentro de sua própria residência proporciona praticidade e economia de tempo para os moradores. “A diversidade de opções disponíveis dentro do condomínio oferece aos residentes uma ampla variedade de escolhas para atender às suas necessidades diárias, contribuindo para uma experiência de consumo mais completa e satisfatória. A presença de estabelecimentos comerciais dentro do condomínio, como mercados autônomos, também pode contribuir para aumentar a sensação de segurança e conforto dos moradores, criando um ambiente mais acolhedor e familiar”, explica o CEO.