O mundo do comércio exterior vem acompanhando apreensivo os impactos dos dois conflitos bélicos que estão ocorrendo na Europa e Oriente Médio, que estão afetando de forma dramática o transporte de cargas que passam principalmente pela rota do Mar Vermelho.
Em situações eventuais como estas, a adoção de soluções tecnológicas é crucial para planejar e contornar essas interferências externas.
Durante a participação da Logcomex na Intermodal 2024, que aconteceu entre os dias 5 e 7 de março, Helmuth Hofstatter, CEO da empresa, afirmou que tanto importadores quanto exportadores devem entender a visibilidade da cadeia como um todo, maximizar a produtividade no comércio exterior e como usar a inteligência artificial na cadeia de suprimentos.
Ele ainda ressaltou que, especialmente a crise do Mar Vermelho, acabou impactando bastante o custo de frete, que chegou a triplicar, e a Logcomex tem assessorado os clientes para diversificar um pouco mais as rotas e os fornecedores, buscando ter pelo menos 2 ou 3 fornecedores alternativos, tanto de frete como de produtos para não ter esse impacto na cadeia. “Temos observado uma mudança na estratégia da logística para um formato mais Just-in-case em vez de Just-in-time”, relata.
Just-in-case x just-in-time
O just-in-case (JIC) é uma estratégia de gerenciamento de estoque cuja principal característica é as empresas terem estoque suficiente para responder diante de qualquer tipo de eventualidade. Funciona em contraposição direta ao método just-in-time (JIT) que permite fabricar e armazenar de acordo com a chegada dos pedidos.
Outro problema relacionado a um produto específico observado por Helmuth é o que está afetando o fornecimento de azeite extravirgem. Regiões produtoras da Europa passaram por uma forte estiagem que atingiu as fazendas de oliveiras e levaram a um aumento significativo dos preços do produto em todo o mundo. “Diante deste quadro, exportadores precisam encontrar fornecedores diferentes em outras regiões e a Logcomex tem ajudado os clientes a buscar essas alternativas”, atesta Hofstatter.
Lançamentos
Durante a Intermodal 2024, a Logcomex lançou quatro produtos novos: Despachante do futuro, sistema para despachantes que permite gerenciar carteiras de clientes, oferecendo uma visão completa do mercado e insights para a operação; o Log360, uma nova solução para importadores que proporciona uma experiência única e personalizada para cada player do comércio global; o Export Intel, sistema que reúne informações de modais aéreos, marítimos e rodoviários e, por último, a Logcomex pretende destravar mais uma vertical com uma solução inédita para instituições financeiras.
Hofstatter ressaltou que mais de 5 mil pessoas passaram pelo estande na Intermodal 2024 e os contatos geraram muitos feedbacks positivos, e novos negócios para a empresa. “O mercado está muito carente e estamos aqui como parte da solução para transformar a forma como as empresas fazem negócio”, finalizou o CEO da Logcomex.
Rumo à Europa Marcopolo retoma operações comerciais na Europa com foco no segmento rodoviário
Finanças Entenda as diferenças entre consórcio, financiamento e crédito consignado
Finanças Participação de Corretoras de Seguros no Brasesul 2025 reforça crescimento do setor
Eleições 2024 Mabel Canto e Sandra Queiroz oficializam candidatura à Prefeitura de PG
Finanças Saiba quais são os riscos que você corre no "Jogo do Tigrinho"
Premiação 100 prêmios de R$ 1 mil são novidade no sorteio de segunda-feira do programa Nota Paraná
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia