Forma, textura e cor: os três elementos que formam a representação mais pura da expressão visual. É com este conceito que a Roca, marca mundialmente reconhecida pelas suas soluções para banheiros e cozinhas, expande o seu portfólio de metais e apresenta a coleção global Nu durante a Expo Revestir 2024, que acontece entre os dias 19 a 22 de março, em São Paulo.
Original e vívida, Nu foi concebida pela designer espanhola Inma Bermúdez, que já ganhou dois prestigiados prêmios de design: o "Best in the Bathroom", dos Monocle Design Awards de 2023, e o Red Dot na categoria Best Product Design Award. Com conceito lúdico e, ao mesmo tempo, tão intenso, a coleção Nu dispõe de infinitas possibilidades através de três opções diferentes de acionamento, uma paleta composta por seis cores com acabamento brilhante e disponibilidade entre bica alta, baixa, instalação de mesa ou parede – características que permitem a execução de projetos de banheiros e lavabos contemporâneos, únicos e personalizados.
Inspiração
A singularidade e diferenciação dos metais Nu estão na forma como a designer se arriscou ao brincar com uma paleta de cores nada convencionais no mundo dos metais sanitários e por seu olhar inovador inventivo. A coleção é composta por seis cores brilhantes, inspiradas no DNA mediterrâneo da Roca: Mint Green, Cobalt Blue, Honey Yellow, Titanium Black, Glossy White e Cromado.
"O ponto de partida de nossa inspiração surgiu por conta das casas mediterrâneas pintadas de cal branco e suas portas azuis, verdes e vermelhas", explica Inma Bermúdez, responsável por desenhar a coleção. Ao contrário da suavidade dos tons pasteis, a designer espanhola optou por uma paleta vibrante e original. O acabamento brilhante foi uma decisão igualmente importante, uma vez que se destaca por ser um revestimento diferente e inovador.
“Em meio à paleta de cores da coleção Nu, encontramos uma forma de expressar a modernidade que se destaca como um traço único de diferenciação para qualquer ambiente. Estamos sempre atentos as principais tendências globais e queremos promover ainda mais essa conexão entre o mercado europeu e brasileiro ao mantê-lo atualizado com produtos que representam a essência desse estilo”, pontua Aline Pereira, gerente de marketing da Roca Brasil.
Diferentes acionamentos
Com três acionamentos diferentes nomeados de Pin, Dome e Stripes e um diâmetro de corpo de 35 milímetros – o mais fino da Roca até hoje -, a coleção evoca as formas arredondadas e combina sua alta tecnologia de produção com a sustentabilidade e qualidade incomparáveis.
Cada acionamento possui características distintas. O modelo Dome abraça sua forma arquitetônica arredondada e se expressa pelas bordas suaves que são orgânicas e fortes. Inspirado nos botões texturizados de aparelhos de som antigos, Stripes é uma peça que combina a simplicidade de seu aspecto cilíndrico com o toque mais decorativo de sua superfície trabalhada. Enquanto isso, o fino cabo alongado de Pin denota a estética graciosa de pássaro.
Os detalhes encontrados em cada uma desses monocomandos refletem a excentricidade desta coleção. Os pontos vermelhos e azuis que indicam frio e calor, respectivamente, são discretamente colocados sob as alças para que, quando a torneira é ligada, o design crie um rosto contente. "Todo mundo percebe o sorriso", destaca Inma Bermúdez. "Nosso propósito foi incorporar vida aos produtos, pois acreditamos que os objetos têm uma essência. Queríamos tornar as coisas fáceis e bonitas, e se pudermos evocar um sorriso no processo, melhor ainda", continua.
Nu é uma coleção versátil e que oferece aos arquitetos e designers de interiores uma decisão inovadora para complementar o estilo pessoal de seus clientes. Além de compor com os diferentes modelos de cubas, o lançamento inclui opções para bidês, chuveiros, banheiras e a cozinha. Todas as seis cores estão disponíveis para monocomandos para cubas e lavatórios, enquanto os demais ambientes estão disponíveis apenas nas cores cromado e Titanium Black.
Sustentabilidade e inovação
Com um DNA pautado no amplo desenvolvimento de produtos com a mais alta qualidade, os metais da coleção Nu possuem o acabamento extra em Everlux® Titanium Black. A tecnologia faz parte de um processo produtivo ecologicamente correto: sem materiais perigosos e sem geração de resíduos químicos ou poluição da água e enfatiza combinações de cores perfeitas que resultam em atmosferas únicas. Os metais ganham um acabamento durável, mais resistente a arranhões, impactos e ao desgaste causado pelo tempo e a maresia.
Com o arejador oculto dentro do metal, os monocomandos de Nu contam com um sistema exclusivo de abertura. O Cold Start é um o recurso que gera economia no consumo de energia elétrica (até 30%) e se traduz pelo acionamento inicial do monocomando, que fica reservado apenas para a água fria. Em um simples giro para a esquerda, a água quente é gradualmente liberada.
O uso dessa tecnologia não somente poupa os recursos hídricos, como também de energia e a diminuição de gases contaminantes na atmosfera, uma vez que o processo de abertura do metal evita que o aquecedor seja ativado, sem necessidade, em tarefas cotidianas. Além disso, o acionamento do monocomando gira apenas para a esquerda e fica sempre centralizado, mantendo uma estética mais bonita e elegante.
Rumo à Europa Marcopolo retoma operações comerciais na Europa com foco no segmento rodoviário
Finanças Entenda as diferenças entre consórcio, financiamento e crédito consignado
Finanças Participação de Corretoras de Seguros no Brasesul 2025 reforça crescimento do setor
Eleições 2024 Mabel Canto e Sandra Queiroz oficializam candidatura à Prefeitura de PG
Finanças Saiba quais são os riscos que você corre no "Jogo do Tigrinho"
Premiação 100 prêmios de R$ 1 mil são novidade no sorteio de segunda-feira do programa Nota Paraná
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia