O professor de Psiquiatria na Universidade de Oxford e diretor do National Institute for Health and Care Research (NIHR), Andrea Cipriani, esteve em Londrina esta semana com participantes de uma pesquisa em Saúde Mental e Psiquiatria da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) Campus Londrina, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Oxford University.
O programa, inédito no mundo e iniciado em Londrina, reúne dados para o estudo PETRUSHKA, um ensaio clínico randomizado (ECR) para personalizar o tratamento farmacológico para adultos com transtorno depressivo maior no NHS. O objetivo é personalizar o tratamento de indivíduos adultos com depressão bipolar e a pesquisa é direcionada para a comunidade local. A captação dos dados terá a participação de estudantes de Medicina da PUCPR e da UEL.
Cipriani enfatizou que as pessoas são um elemento chave de uma instituição internacional que tem a intenção de ser pioneira em termos de inovação e melhorar a prestação de cuidados. “Aqui as universidades formam uma grande equipe, bem integrada, acolhedora e de alto nível em termos de conhecimento, não apenas sobre questões clínicas, mas também sobre os componentes metodológicos do que chamamos de saúde mental de precisão”, comentou.
O ambiente e a abordagem colaborativa são o segundo elemento mais relevante para uma pesquisa internacional, seguido pela abertura do grupo à colaboração, segundo Cipriani. “Podemos aprender muito uns com os outros, e a abordagem que vocês têm aqui é bastante única porque se trata de acolher novas ideias, mas também de tentar tornar essas ideias adequadas para a realidade daqui, algo que realmente funcione para o contexto onde vocês trabalham e vivem”, completou.
A oportunidade de ouvir e compartilhar ideias com uma autoridade científica como o Professor Cipriani, foi uma experiência muito rica. O professor Paulo Bignardi salienta que a parceria que começou com o grupo de pesquisa do ensaio clínico PETRUSHKA no departamento de Saúde Mental de Oxford, abre oportunidades de troca de conhecimento e de mobilidade para os estudantes e pesquisadores da Escola de Medicina da PUCPR Londrina em uma renomada instituição internacional.
Impacto na Comunidade Local
A coordenadora do Núcleo de Apoio ao Pesquisador da Associação Médica (NAP-AML) de Londrina e professora do curso de Medicina da PUCPR Campus Londrina, Karen Fernandes, destacou o avanço na aplicação da plataforma Petruska para a Saúde Mental de Precisão para tomadas de decisão mais assertivas no tratamento. O próprio paciente se envolve na escolha terapêutica em relação aos benefícios esperados x efeitos colaterais da dosagem de fármaco recomendada.
A professora Cristina Pellegrino Baena, da Escola de Medicina da PUCPR Curitiba, enfatizou que o câmpus Londrina tem uma grande vocação na produção de conhecimento para a saúde pública e em saúde mental, além da conexão com entidades públicas e estudantes interessados em participar do projeto. "É um ‘ciclo virtuoso’ de produção de conhecimento, produção de ciência, e, em última instância, melhoria do nível de qualidade de vida e de saúde da população”. A ausência de um programa de mestrado ou doutorado, não impediu o campus de ter grandes referências em pesquisa e linhas muito interessantes com aplicação voltada à melhoria da saúde pública.
As instituições de Londrina envolvidas na pesquisa, inclusive apoiadores, são as universidades PUCPR, UEL, a Prefeitura Municipal, a Associação Médica (AML), o Sebrae e o Instituto Salus.
Crédito Inteligência Artificial escala processos de recuperação de crédito com tratamento humanizado para diferentes perfis de devedores
Causos Ecos do Além: Você teria coragem de visitar um hospital mal-assombrado?
Causos Ecos do Além: o que você faria se um conhecido seu aparecesse para avisar que bateu as botas?
Causos Ecos do Além: os tesouros perdidos de Ponta Grossa
Causos Você acredita em lobisomem? Primeiro episódio de Ecos do Além traz lendas dos anos 80 e 90 em Ponta Grossa
Causos Ecos do Além: em busca dos causos de Ponta Grossa
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia