A startup XPR Produtofinal, de Minas Gerais, é uma das selecionadas para a etapa de aceleração do Programa Conecta IGU, parceria da Embratur com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Itaipu Binacional. A startup apresentou ao programa uma solução inovadora para o setor do turismo, com o uso de Automações com Inteligência Artificial (IA) para otimizar processos, criar experiências para turistas e fortalecer a presença digital de destinos: o Brasvisa.
Trata-se de um chat inteligente omnichannel multi-funções — estratégia de vendas que integra diferentes canais de comunicação e divulgação — que atende os turistas estrangeiros com interesse no Brasil, oferecendo suporte sobre informações de visto. O objetivo é incentivar e acelerar a intenção de visita aos destinos do país, além da possibilidade de, no futuro, processar pedidos e pagamentos desses vistos. De acordo com o CEO da XPR Produtofinal, Thiago Couto, a ideia nasceu da necessidade de transformar desafios no turismo em oportunidades.
“Queríamos ajudar destinos a atrair mais turistas, criando um ciclo de prosperidade, dado os impactos que a pandemia de COVID-19 trouxe ao setor. Reunimos algumas das soluções da empresa, voltadas para automações de processos com suportes de inteligências artificiais, design de experiências dos turistas e digital place branding para criar o produto Brasvisa exclusivamente para o desafio da Conecta IGU”, afirmou.
Segundo Thiago, o Brasvisa é uma solução embarcada em IA low code — técnica de desenvolvimento de software que usa ferramentas de modelagem visual para criar lógica de aplicativo — que automatiza processos para oferecer atendimento personalizado em mais de 100 idiomas e dialetos em tempo real.
“Com sensibilidade cultural e humanizada, ele possibilita a criação de jornadas memoráveis para turistas, fortalecendo a presença online de destinos e negócios locais, aumentando a percepção positiva, podendo ser utilizado estrategicamente em diversos lugares do mundo onde o Governo Federal, suas entidades de referência e negócios de impacto tenham interesses estratégicos nas operações com os turistas estrangeiros, como centros de atendimento aos turistas, portos e aeroportos, fronteiras, aduanas, atrativos, redes de hotéis”, explicou o CEO.
A solução também busca oportunizar a captação de leads, a realização de análises de intenções de consumo, entrega de informações de visto de forma prática e direta, proporciona ainda sugestões de viagens baseados nos interesses hiper personalizados de cada usuário, em cada atendimento. “Outro benefício está a vantagem competitiva ligada à acessibilidade digital por contexto, por estar disponível para distribuição omnichannel para se fazer presente nos canais de interesse do público quando eles precisam na jornada da "pré-compra à pós-visita ao país”, pontuou Thiago.
O desenvolvimento da solução segue avançando com sucesso. O Brasvisa conta atualmente com uma versão webchat beta online para testes internos e já está sendo preparado para testes em massa para, a curto prazo, ser disponibilizado ao mercado com atendimento aos milhões de públicos estrangeiros que se interessam no Brasil todos os anos.
“Com a prova de conceito operando no mercado em escala, em nível informacional, queremos mostrar sua eficiência para as administrações públicas e entidades de interesse do setor de que podemos ajudar a fidelizar turistas, acelerando as decisões de compra dos destinos brasileiros, impulsionando essas conversões e reduzindo custos operacionais com a solução Brasvisa”, disse. “Estamos focados em criar um impacto positivo duradouro no setor de turismo”, destacou o CEO.
Oportunidades
Para a XPR Produtofinal, o Conecta IGU é uma oportunidade única. “Queremos colaborar, aprender e contribuir para o ecossistema de inovação no turismo do Brasil. Está sendo uma oportunidade bastante exclusiva nos relacionarmos com o Parque Tecnológico de Itaipu, a Itaipu Binacional e a Embratur, que lidera a exposição do país para o público usuário final da solução Brasvisa”, afirmou Thiago.
Debate ACIPG cria Comitê de Inteligência Artificial para impulsionar inovação e economia em Ponta Grossa
Modernidade A nova era do marketing exige coleta de dados
UEPG CAPES aprova Doutorado em Jornalismo pela UEPG
Oportunidade Condor Connect realiza evento disruptivo sobre liderança na era digital
Tecnologia Widelabs lança Amazônia IA: primeira IA robusta em português brasileiro desenvolvida no País
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia