Quarta, 22 de Outubro de 2025 (42)99838-3791
Carreira Liderança

Tendências de gestão de liderança em 2024: flexibilidade, comunicação e treinamento são as principais

Especialistas indicam que conhecimento individual é imprescindível, mas o líder precisa priorizar o clima organizacional e as relações interpessoais

30/01/2024 09h51 Atualizada há 2 anos
Por: Redação Fonte: Das assessorias
Divulgação
Divulgação

A máxima de que manda quem pode e obedece quem tem juízo ficou no passado no que diz respeito à liderança e gestão de pessoas. A nova forma de liderar requer mais do que habilidades técnicas, mas uma boa comunicação com liderados, flexibilidade, treinamento e ações efetivas de diversidade e inclusão.

A afirmação é dos especialistas Ana Claudia Periçaro, coordenadora de Desenvolvimento de Gestores na COAMO, e Ítalo Dertinati, supervisor de Operações de RH na Elevadores Atlas Schindler, que participaram da primeira edição do Employer Live, evento online promovido pela Employer Recursos Humanos, em janeiro.

De acordo com os executivos, o conhecimento individual continua sendo imprescindível, entretanto, o líder precisa estar atento à forma como se comunica, com o clima organizacional e como a equipe se relaciona. Além disso, treinamentos são essenciais.

“Muitos profissionais querem ser líderes, nem todos os que querem estão preparados e nem todos que estão nessa posição realmente são líderes de verdade. Liderança  é uma competência, algo que se desenvolve, por isso a importância do programa de desenvolvimento de liderança”, afirma Ana Claudia.

Para ela, o líder deve exercer sua liderança de acordo com os valores da empresa e ser um exemplo de integridade. “É diferente de ser líder de si mesmo. Isso exige treinamento e mudança de mindset, aí que entram as iniciativas afirmativas das organizações”.

Dertinati lembra da responsabilidade de se criar ambientes saudáveis para trabalhar. “Quando se tem um ambiente pesado, hostil, com a comunicação mal-feita, a tendência de as pessoas não entregarem todo o seu potencial é grande. É preciso saber onde se pode melhorar e como facilitar as coisas para o time, com orientações claras para que as pessoas desenvolvam o seu trabalho”, afirma.

Confira outros insights sobre as tendências de liderança  e gestão de pessoas

Comunicação e relacionamento: Para os especialistas, a comunicação deve ser uma prioridade na agenda da liderança, que precisa estar preparada para comunicar as mudanças na medida em que elas ocorrem. Além disso, precisam vencer o desafio de se relacionar com as outras pessoas da equipe, lembrando que as pessoas são diferentes.

Treinar novas lideranças: os líderes devem identificar e formar novos líderes, e lembrar que isso não acontece no curto prazo. Segundo os especialistas, existe um número cada vez menor de profissionais que querem assumir posições de lideranças por acreditarem que isso pode se  tornar um “fardo”.

Saúde mental: Os gestores devem  estar atentos aos cuidados com a saúde mental sua e do seu time.  Para eles, cada vez menos a máxima de que manda quem pode e obedece quem tem juízo faz sentido.

“Antes, havia o conceito de que o líder precisava ter muitas competências, força, conhecimento técnico e nada de vulnerabilidade. A pandemia trouxe uma mudança, mostrando que o líder precisa se organizar para organizar a equipe. A vulnerabilidade agora é aceitável”, ensinam.

Além disso, para os especialistas, o esgotamento mental pode estar relacionado com a forma com que o líder cobra as metas, o que pode ser decisivo para que profissionais deixem a equipe. “Tudo depende da forma, depende muito da forma que o líder coloca, acompanha e está junto no dia a dia. É preciso trazer as pessoas para perto, estar junto, dar possibilidades de crescimento, feedback e qualidade de vida”.

Flexibilidade: essa é, segundo eles, uma das tendências mais importantes já que o trabalho e a remuneração deixaram de ser os principais objetivos dos profissionais. Hoje, eles buscam equilibrar a vida pessoal e o trabalho, tempo mais tempo para o lazer, a família e cuidados com a saúde. Cabe às organizações oferecer um ambiente flexível.

A primeira edição do Employer Live aconteceu na última terça-feira (23). O evento é online, gratuito e considerado uma oportunidade imperdível para aprimorar habilidades e conhecimentos. Para ter acesso ao Employer Live completo, basta ir ao Palco Virtual da Employer Recursos Humanos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.