O ano está começando e, quem trabalha na área de comércio exterior, precisa estar atento ao calendário. Isso porque algumas datas podem afetar o planejamento ou serem cruciais para os negócios.
De acordo com Helmuth Hofstatter, CEO e fundador da Logcomex, empresa que oferece tecnologia para o comércio exterior por meio de uma plataforma completa end-to-end, ajudando gestores a planejar, monitorar e automatizar o seu supply chain, início de ano é uma fase de planejamento. “Trace seus objetivos, metas, prazos, recursos, projetos e tudo o que deve ser feito para conquistá-los. Ao criá-los, lembre-se que, em um mercado volátil, sazonal e moldado a fatores externos, nem sempre é possível controlar tudo, mas é importante estar atento aos principais acontecimentos, muitos deles já esperados na agenda”, afirma.
Ele explica que o mês de janeiro, por exemplo, requer atenção para um dos maiores feriados internacionais: o Ano Novo Chinês. “O país asiático é um dos nossos principais parceiros comerciais e a parada de uma semana em suas operações comerciais internacionais afeta diretamente a cadeia logística global”, conta. Já em março, segundo Hofstatter, é necessário ainda mais planejamento em razão de dois feriados nacionais e um internacional com três dias de duração.
Fique atento a algumas das principais datas do setor:
Segundo o CEO da Logcomex, além de feriados e eventos importantes, é recomendável estar sempre de olho em oportunidades de negócios. “Datas como Black Friday e Natal, por exemplo, exigem que as estratégias estejam prontas até meados do mês anterior. Isso porque é preciso tempo hábil para selecionar as ofertas e começar as comunicações para aquecer o público para obter os melhores resultados desta sazonalidade”, aconselha.
O executivo explica que também é importante já ter um esboço do planejamento para 2025 antes do ano de 2024 terminar, para garantir que as estratégias sejam definidas com tempo hábil para ajustes e flexibilidade para correções. “É preciso tempo para pensar com calma no que você vai precisar fazer para garantir bons resultados no próximo ano”, finaliza