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O céu é o limite: a experiência do comVc portal no WS Aircraft Museum

Confira a história do museu e o relato de quem participou do voo panorâmico no avião Stearman

22/12/2023 16h54 Atualizada há 1 ano
Por: Rodrigo Charneski
O céu é o limite: a experiência do comVc portal no WS Aircraft Museum

Neste ano, o comVc portal esteve no Aeroclube de Planadores de Balsa Nova, conhecendo os pilotos que se aventuram em um avião sem motor. Agora, fomos conhecer o WS  Aircraft Museum, em Campo Largo.  Com os planadores, o tempo não possibilitou a decolagem, mas dessa vez, finalmente veremos asas no ar.

Seguindo até a rua Paulo Abdala, 650 em Campo Largo, chegamos até uma pista de decolagem e logo vemos dois grandes hangares com as iniciais WS, que nomeiam o museu histórico de aviação.  A estrutura desenvolvida desde 2015 dispõe de 15 aeronaves e dois hangares onde são feitos reparos, montagens, reformas e manutenção. Logo na entrada já podíamos ver três aeronaves em exibição e um grupo de instrutores fazendo os últimos ajustes antes de decolar. 

 Além de ser um museu e uma oficina, a WS também realiza voos panorâmicos com algumas de suas aeronaves. Afinal, elas foram feitas para voar, e elas queriam voar. Quem contou sobre a história foi o diretor do WS Aircraft Museum Aristides Athayde, mais conhecido como Tide.

“A história do nosso museu começou quando o William Starostik, o proprietário, comprou em 2015 um J-3 antigo de 1943, todo desmontado, que estava esquecido no fundo de um hangar. Então ele decidiu que iria restaurar aquela aeronave. A restauração durou um ano e meio e depois de ver o J-3 reformado, como se fosse um avião novo, despertou no William um amor por pegar aviões que estavam esquecidos e colocar eles de volta para voar.  Logo veio o segundo, terceiro e por aí foi. Então tivemos a ideia de montar um museu com as aeronaves. Aqui as pessoas podem conhecer, tocar e até voar em aeronaves da década de 30, 40 e 50. Corremos atrás de todos os requerimentos legais e agora em 2023 realizamos o sonho de ter um museu da aviação.”

Em meio às aeronaves, uma figura se destacava. Uma mulher andava agitadamente em torno dos aviões. Mesmo com o calor, ela usava uma jaqueta marrom, adornada com diversos patches de aviação. Ela é Ana Lúcia Szaucoski, de Ponta Grossa. Desde criança Ana nutre o amor pela aviação e em sua história, foi uma das socio-fundadoras do Aeroclube de Ponta Grossa, também foi a primeira mulher a pilotar um planador e segunda a pilotar um monomotor da cidade. 

Hoje ela iria realizar um sonho e riscar mais um nome na lista de aviões que queria voar. “Eu sempre quis voar em um Stearman. Há muitos anos, tive duas oportunidades de voar em um desses, mas por alguns imprevistos na hora não consegui. Até que eu descobri que aqui no Museu eles tem esse avião e hoje eu finalmente vou conseguir fazer um voo panorâmico nele”, conta Ana, visivelmente emocionada. 


A estrela do dia seria o Boeing Stearman E-75, fabricado em 1942. O Stearman serviu como treinador primário das Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos e a Força Aérea Canadense durante a Segunda Guerra Mundial. Com o fim do conflito, milhares de aeronaves excedentes foram vendidas para a aviação civil. Por enquanto, ele esperava silencioso, aguardando seu momento de brilhar. 

Mas ainda faltava um personagem nessa história. Do outro lado da pista vinha caminhando um senhor com camisa branca e um chapéu “cata ovo”. Ele é João Carlos Stocco, de 74 anos. Com uma longa história na aviação, ele seria o piloto de voo panorâmico do Stearman. 

“Eu voo desde os meus 17 anos. Comecei no Aeroclube Paraná e então segui carreira para a aviação executiva. Ainda nos anos 70, eu entrei para a Vasp e lá voei por mais de 20 anos. Depois fui para a Gol e para a Tam. Eu me aposentei com 65 anos, pois com essa idade já não é mais permitido fazer voos internacionais. Eles acham que o homem fica bobo depois dos 65, mas já se passaram quase 10 anos e eu continuo aqui, brinca Stocco, aos risos.  

(Ana, Stocco e Tide)

Mais uma surpresa, Ana e Stocco já se conheciam de outros eventos de aviação e não se falavam há muito tempo. Nas duas oportunidades que ela não conseguiu voar, ele também teria sido o piloto. Em um pequeno presente do destino, eles estavam reunidos mais uma vez e agora nada iria impedi-los de voar. Confira o depoimento de Ana contando sobre como conheceu Stocco: 

 A hora havia chegado e o som dos motores do Stearman interromperam a conversa com Stocco, como se o próprio avião quisesse participar da entrevista. Mas ele iria participar de outra maneira. 

 Durante vários momentos o Stearman dava rasantes na pista, onde podíamos ver tanto a potência do avião quanto a habilidade de seu condutor. Todos que estavam nas proximidades apontaram seus celulares para registrar o voo. 

O panorâmico durou cerca de meia hora. Quando o avião amarelo se aproximou da pista para a aterrisagem, foi possível ver que Ana estava emocionada. Seus cabelos levemente bagunçados pelo vento e as lágrimas de felicidade nos olhos evidenciavam mais um sonho realizado e a confirmação do amor pela aviação.


Voo Panorâmico

Para aqueles que desejam fazer um voo panorâmico no WS Aircraft Museum, devem acessar o site e fazer o agendamento. Os voos variam entre R$400 e R$3000, dependendo da aeronave.

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