Mais de uma centena de experiências ligadas ao turismo de natureza, cultura, história, gastronomia, entretenimento, saúde e beleza, rural, tecnologia e inovação de diversas regiões turísticas do Paraná. Esse grande menu faz parte do catálogo de atrativos do site Experiências Turísticas do Paraná, elaborado pelo Sebrae-PR com apoio da Secretaria do Turismo do estado.
O portal tem como objetivo divulgar um novo conceito dentro do segmento, com produtos desenvolvidos por empresas que participaram de capacitações ofertadas aos empreendedores. “É uma iniciativa com múltiplos resultados, pois promove a qualificação dessas empresas, dá mais visibilidade aos produtos e serviços ofertados e oferece aos turistas e viajantes a possibilidade de encontrar em um só lugar experiências fantásticas e alternativas que estão fora dos roteiros tradicionais já conhecidos”, diz o secretário do Turismo do Paraná, Marcio Nunes.
A coordenadora Estadual de Turismo do Sebrae-PR, Patricia Albanez, explica que as experiências divulgadas no portal são resultado de um processo de qualificação de quase 400 pequenos negócios em todo o Paraná. “A ideia é estimular a melhoria nos serviços do turismo. A partir de uma jornada de capacitação, as empresas se qualificam e geram novos produtos a partir das expertises e dos ativos que já possuem. Com isso, surgem os produtos (passeios, roteiros ou experiências) que agregam na visita do turista e acabam por aumentar o faturamento dos negócios”, observa.
EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS – A elaboração do conteúdo do site também contou com a parceria do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), municípios e Instâncias de Governanças Regionais (IGRs). Atualmente, mais de 150 estão disponíveis no site.
Os produtos que compõem o site são resultados de uma jornada iniciada em 2021 com os municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O projeto piloto contou com a adesão de 30 empresas, que participaram de eventos, oficinas, palestras e visitas guiadas, com foco na capacitação e na identificação de pontos de melhoria.
O site permite uma navegação interativa, com possibilidade de pesquisar por cidade ou produto. Localizada em Curitiba, a empresa “Tortas do Mundo”, que faz parte do catálogo do portal, decidiu explorar um pouco mais da cultura gastronômica local, utilizando em seus produtos itens como goiaba branca, açaí jussara, erva-mate e cataia. A experiência ofertada é a “Capibox” – uma caixa de bombons em formato de pinhão e com recheios à base produtos da Mata Atlântica como goiaba branca, açaí jussara, erva-mate e cataia, acompanhada de um folheto explicativo com a origem de cada um (em português e em inglês).
“Para nós, que não somos tão reconhecidos ainda, essa é uma oportunidade única. Estar inserido nesse portal, onde todo turista que pesquisar e consultar, nos ajuda a crescer e expandir, sem dar atenção apenas às marcas tradicionais e já consolidadas”, afirma um dos sócios-proprietários da empresa, Maicon Faria. A estratégia, prossegue, já deu resultados no sentido de atrair turistas. “Vem muita gente de Santa Catarina, de Brasília, normalmente nos conhecem das redes sociais. Semana passada chegou um grupo que veio de carro de Minas Gerais, e fez questão de passar aqui antes mesmo de ir para o hotel”, conta.
Outra atividade presente no catálogo é a “Do Tropeirismo ao Caravanismo – Vovô Ari Camping, Chalé e Lazer”, localizada na cidade da Lapa (RMC). Segundo o proprietário do empreendimento, Sidnei Coelho Ramos, para ter sua atividade incluída no portal foi preciso se enquadrar em critérios turísticos.
“Para estar incluso na plataforma, todos os empresários tiveram que participar de um projeto de DTI (Destino Turístico Inteligente). É uma oportunidade aos empresários de se reinventarem, olharem com carinho para a sua região e aproveitarem as oportunidades. O turismo de experiência veio forte após a pandemia e, estar incluso no portal traz diversidade e divulgação do nosso produto”, alegou.