Na segunda-feira (18) uma expedição de brasileiros que foi à Islândia para caçar auroras boreais foi surpreendida por outro fenômeno da natureza: uma grande erupção vulcânica na península de Reykjanes, cerca de 50 quilômetros de Reykjavik, capital do país.
Bruno Machado, Patrícia Abaurre e sua filha Letícia, de Vitória (ES), viajavam por uma estrada da região quando avistaram a erupção vulcânica no horizonte. Eles fazem parte da expedição guiada esta semana pelo curitibano Marco Brotto, especialista em auroras boreais.
Segundo o grupo, a experiência foi marcada por uma mistura de admiração, respeito e fascínio diante da força da natureza. "Já vimos vulcão em atividade no Havaí e no Chile, mas viver o momento exato do início da erupção foi uma sensação muito diferente para nossa família. Com certeza a viagem para ver a aurora boreal, ficará para sempre marcada por essa erupção fantástica. Mostrando toda a força da natureza e o poder de Deus.”, expressou Bruno Machado.
A gaúcha Debora Fajardo, de Bento Gonçalves (RS), que integra a expedição, também se emocionou. "Sentimento de gratidão e de estar sendo abençoada ao presenciar esse espetáculo da natureza, da força e energia que vem das profundezas da terra! De cara senti porque a Islândia é a terra do gelo e do fogo! Amei".
Para Marco Brotto, que com a sua equipe já realizou mais de 130 expedições com 100% de visualização de auroras boreais, viver essa experiência ao lado de seus viajantes é mais um momento de pura realização pessoal e profissional na carreira.
“Essa é a segunda vez que fico frente a frente com uma erupção na Islândia. Presenciar isso a olho nu é incrível. Dessa vez, em apenas uma hora a fenda fez 2 km e jorrou lava a 190 metros de altura. Foi deslumbrante, em especial porque respeitamos o fenômeno e o visualizamos com toda a segurança, claro”, relata.
Segundo o Gabinete Meteorológico do país, o vulcão ativo é resultado de uma rachadura na superfície terrestre que cresceu rapidamente, já superando os 3 km de distância.
Nos últimos meses, a região foi impactada por milhares de terremotos. “Temos acompanhado toda essa atividade e sabíamos da chance de visualizar o fenômeno. Por isso ficamos atentos e, quando ele aconteceu, conseguimos presenciar esse momento inesquecível”, conta Brotto.
Eventos Grandes eventos trazem retorno na cidade-sede
Palestra Karen Kobilarz, especialista em turismo, palestrará em Tibagi sobre artesanato e oportunidades no setor
Dia da Aventura Arapoti promove Dia de Aventura
Turismo Paraná tem 57 vagas em cursos gratuitos a distância voltados para o turismo
Corpus Christi Feriado prolongado de Corpus Christi: aventura e sabor no Parque Vila Velha
Turismo PG terá Plano Municipal para fomentar o turismo nos próximos 10 anos
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia