Atrativos turísticos do Paraná romperam as fronteiras do estado e passam a ser divulgados a nível nacional e internacional. O objetivo é atrair cada vez mais turistas para conhecer destinos paranaenses e, assim, fomentar a economia do Estado.
Também é foco da campanha, lançada pela Secretaria do Turismo e pelo Viaje Paraná, motivar os próprios paranaenses a conhecerem os atrativos das mais variadas regiões do estado. A campanha foi lançada no último domingo (17).
A nível internacional, a campanha foi lançada com uma projeção dos atrativos paranaenses na Times Square, a esquina mais badalada de Nova York (EUA). Os brasileiros Vanessa Ferro e Gabriel Cassão, que vivem na grande metrópole desde julho deste ano, estavam passeando para ver a decoração de Natal quando se depararam com o destaque do Estado. “Ficamos felizes em ver o incentivo ao turismo brasileiro por aqui. Ver a grandeza das Cataratas nos telões da Times Square foi incrível. Temos muito orgulho em ver belezas do nosso país sendo divulgadas aqui nos Estados Unidos”, relataram em vídeo que viralizou nas redes sociais.
A nível nacional, a campanha que divulga as belezas do Paraná foi lançada durante a transmissão do programa Fantástico, na TV Globo. O material será veiculado até a segunda quinzena de janeiro nas emissoras de televisão, rádios jornais, portais do Estado e nacionais, além da mídia exterior.
O secretário do Turismo, Márcio Nunes, afirma que a economia do Paraná já respondeu com a geração de mais de sete mil empregos diretos, mais os indiretos, desde que o turismo teve uma atenção maior do Governo do Estado. “O governador colocou o turismo na prateleira de cima. A pandemia provocou uma mudança no pensamento das pessoas, que estão se colocando como prioridade, cada vez maior, investir em viajar”, disse o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes.
O secretário destaca que uma das grandes realizações para conseguir alavancar o potencial turístico do Estado é a criação do Viaje Paraná, um serviço social autônomo vinculado à Secretaria do Turismo, para cuidar da promoção do Estado como destino nacional e internacional.
Os vídeos divulgam a diversidade do potencial do Estado em ecoturismo, com cachoeiras, parques e montanhas; a Mata Atlântica conservada, praias, rios; e a gastronomia única como o barreado, a bala de banana, churrasco; além de oportunidades de esportes como o surf, a pesca esportiva, entre outros.
OUTDOORS AMBULANTES – Outra iniciativa da Secretaria do Turismo do Paraná e do Viaje Paraná em parceria com a empresa de transporte rodoviário Viação Garcia vai convidar passageiros de todo o Brasil a visitar o Paraná para conhecer as atrações turísticas do Estado.
A campanha teve início nesta segunda-feira (18), com cinco ônibus da empresa rodando com o slogan "Visite o Paraná” plotada nas laterais dos veículos. Além disso, toda a frota de 800 ônibus da empresa também vai estampar o slogan no painel luminoso frontal que descreve o itinerário de viagem dos veículos. “São ônibus rodando todo o Brasil e convidando as pessoas que outros estados e outras regiões a conhecer as belezas do Paraná. É uma iniciativa importante, porque o turismo é uma atividade que ajuda o Estado a crescer, distribui a geração de renda por todas as regiões do Paraná e gera muito emprego, movimentando hotéis, lojas, restaurantes, entre outros serviços”, afirmou o governador Ratinho Junior.
Atualmente, a empresa faz rotas nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, transportando uma média de 21 milhões de passageiros por ano.
Desde setembro, a Autoviação Catarinense também está com ônibus viajando por São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais com imagens das atrações turísticas do Paraná.
Em outubro, a companhia aérea Azul lançou o trecho Curitiba-Montevidéu, partindo do Aeroporto Internacional Afonso Pena e a aeronave leva adesivada a mensagem “Visite o Paraná” para incentivar a vinda de turistas ao Estado.