Sábado, 07 de Setembro de 2024 (42)99838-3791
Galeria de fotos 69 fotos

Secretário garante efetividade em demandas dos Campos Gerais

27/01/2022 10h09
Por: Redação

Algumas demandas com a garantia de efetivação e as demais com a possibilidade de estudos por parte da Secretaria Estadual de Segurança Pública. A 1ª reunião ordinária de 2022 da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) realizada nesta quarta-feira em Piraí do Sul rendeu frutos para a região. “Já saímos com resultados”, exultou o presidente da Associação, e prefeito de Castro, Moacyr Fadel.

Após explanação da Secretaria sobre as ações já realizadas e previsão de atividades para os próximos meses, os gestores municipais da AMCG explanaram quanto às principais demandas dos municípios. A princípio, ao menos duas com a sinalização de efetivação por parte do Estado. Tanto os municípios de Castro quanto o de Reserva vão deixar de receber detentos ainda este ano. “Com a inauguração da nova unidade penitenciária em Ponta Grossa, no mês de abril, conseguimos desativar tanto a Cadeia de Reserva, quanto a Delegacia de Castro, que conta com detentos”, garantiu o secretário estadual de Segurança Pública, o tenente Romulo Marinho Soares.

Além destas solicitações pontuais, os gestores ressaltaram os principais gargalos da região em relação à Segurança Pública. Todas as questões farão parte de um documento que será entregue à Secretaria pela AMCG nos próximos dias. A falta de efetivo, viaturas e infra-estrutura nos municípios, principalmente nos menores, foram levantadas. “Sabemos que há problemas crônicos, como a falta de efetivo, por exemplo. Mas queremos atuar com a parceria entre Estado e municípios para contar com um atendimento melhor para a população”, esclarece o presidente da AMCG.

Conforme o secretário, todas essas questões levantadas fazem parte de um plano estratégico da Pasta, que vem realizando estudos em todo o Estado para avaliar os principais gargalos. “Escolhemos vir primeiramente à região dos Campos Gerais expor nossas ações, pois contamos com municípios estratégicos para nossas ações”, antecipou o tenente.

Obras estruturantes e um maior monitoramento nos municípios. A região também está se estruturando para receber o projeto ‘Olho Vivo’ do Governo do Estado. Com câmeras de vigilância instaladas nos municípios, a Secretaria pretende ‘ampliar’ o monitoramento. Diversos municípios da AMCG já contam com o sistema. “Teremos 31 salas de monitoramento no Estado, sendo uma delas em Ponta Grossa”, explicou o chefe do núcleo de Engenharia e Arquitetura da Secretaria de Estado de Segurança, o tenente coronel, Ivan Fernandes, destacando que a escolha dos municípios foram os índices de criminalidade.

Anfitrião do evento, e tesoureiro da AMCG, o prefeito de Piraí do Sul Henrique Carneiro, ressaltou o resultado da união dos gestores dos Campos Gerais. “Nossa região tem apresentado ótimos frutos em decorrência disso. Sinto-me honrado de receber hoje o secretário com a perspectiva de contar com ações concretas nos próximos meses”, avalia.

Os demais gestores também elogiaram tanto o compromisso, quanto a transparência com que as ações foram repassadas durante a reunião. “Esta apresentação demonstra um trabalho transparente que vem sendo desenvolvido na Secretaria”, disse o prefeito de Telêmaco Borba, Marcio de Matos.

Entregas

Entre as ações já realizadas, a equipe da Secretaria de Segurança Pública do Estado citou o novo quartel do Corpo de Bombeiros de Jaguariaíva. O investimento foi de R$ 1.242.594,73 e o local já está em funcionamento. As obras da Cadeia Pública de Ponta Grossa também foram destaque. Elas seguem para a reta de finalização, com 85% concluídas. O local vai disponibilizar 752 novas vagas para o sistema prisional. 

Em 2021 a região recebeu, ainda, novas viaturas, adquiridas por meio de emendas parlamentares federais e estaduais. Caminhonetes e motocicletas BMW totalmente equipadas foram entregues à Polícia Militar para fortalecer o policiamento preventivo. Além disso, foram entregues recentemente mais de 18 mil novas pistolas 9mm da marca Beretta às polícias Militar e Civil. A Delegacia Cidadã de Ponta Grossa, outro tema do encontro, se encontra na fase de estudo de viabilidade e elaboração do termo de referência.

 

Divulgação/AMCG

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.