Pela primeira vez, duas universidades se unem para organizar juntas a Reunião da Sociedade Brasileira de Química – Regional Sul (SBQ-Sul), um dos eventos mais importantes da pesquisa em Química do país. Os departamentos de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) trabalham juntos para realizar o evento de forma presencial, em Ponta Grossa, Paraná. A programação da 28ª edição do SBQ-Sul vai de quarta-feira (23) até sexta-feira (25), com participação de renomados cientistas da Região Sul, pesquisadores e estudantes que irão discutir as suas pesquisas nas mais diferentes áreas da química e ciências correlatas.
A premiada cientista Vanderlan Bolzani (foto ao lado) vai fazer a Conferência de Abertura, com o tema ‘Produtos Naturais da Biodiversidade Brasileira: Qual o Legado desses 200 Anos de Independência?’. Professora titular do Instituto de Química (IQAr) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Vanderlan Bolzani está entre os 2% dos cientistas mais influentes do planeta em suas respectivas áreas de atuação, segundo ranking publicado pela holandesa Elsevier, uma das principais empresas editoriais do mundo em publicações científicas.
Já são cerca de 400 pessoas inscritas nas palestras, conferências, plenárias, minicursos e apresentações de painéis, Muitas vêm de outras cidades do país e terão a oportunidade de conhecer as duas instituições públicas de ensino superior de Ponta Grossa. “Muitas dessas pessoas terão esse primeiro contato com a UEPG e a UTFPR e, quem sabe, poderão vir para cá fazer uma pós-graduação, um mestrado ou um doutorado. Com isso, cria-se vínculos e oportunidades de pesquisa e colaboração entre professores de várias partes do país”, comenta Luciana de Boer Pinheiro de Souza, representante da UEPG na comissão organizadora do evento.
A própria Luciana conheceu a UEPG e Ponta Grossa por meio de um evento como esse, em 2007. “Estava na pós-graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No fim, acabei me mudando para cá e seguindo carreira. Como poderia imaginar, na época, que me tornaria professora da instituição”, comenta.
O tema central da 28ª SBQ-Sul é ‘Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável’, mesmo tema escolhido pela UNESCO. A proposta é debater como a química e as demais ciências básicas diretamente em contato com ela devem ser protagonistas no direcionamento de ações e políticas que visem o desenvolvimento sustentável.
Confira a programação completa aqui.