Sábado, 07 de Setembro de 2024 (42)99838-3791
Ponta Grossa Fatos e história

Servidores da UTFPR Ponta Grossa relatam conquistas, desafios e trajetórias na universidade

No quarto episódio do especial 30 anos os servidores convidados dividiram um pouco da suas conquistas, desafios e trajetórias na universidade.

16/06/2023 16h41
Por: Redação Fonte: Universidade Tecnológica Federal do Paraná | Campus Ponta Grossa
Divulgação
Divulgação

O quarto episódio do Podcast em comemoração aos 30 anos de aniversário do Campus Ponta Grossa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), apresenta a história de dois servidores que vivenciara momentos importantes da instituição. Durante as entrevistas feitas com os professores Antonio Augusto De Paula Xavier e Luiz Alberto Pilatti nossos convidados dividiram um pouco da suas histórias, falando sobre suas conquistas, desafios e trajetórias na instituição. Esse episódio foi conduzido pelos acadêmicos David Leonardo Gonçalves Faria e Mariana Stock Quandt.

O professor Antonio Augusto De Paula Xavier destacou seus 30 anos de trabalho na UFPR. Engenheiro Civil, natural da cidade de Apucarana, ingressou na universidade no ano de 1993, em Pato Branco e há 17 anos atua no Campus Ponta Grossa, onde foi Diretor de Pós-Graduação, por quatro anos, e atuou como Diretor-Geral por dois mandatos.

Formado em Educação Física, mesma área em que conclui seu doutorado e Mestre em Educação, o professor Luiz Aberto Pilatti, ingressou no Campus Ponta Grossa, quando esse espaço ainda abrigava o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), no ano de 1995. Com diversas passagens pelos cargos de gestão da UTFPR, foi diretor-geral do campus, entre 2004 e 2008, vice-reitor entre os anos de 2012 e 2016. Assumiu a Reitoria da UTFPR, no ano de 2016, e foi o primeiro professor de um campus do interior a conquistar o cargo.

A comemoração dos 30 anos foi comparada ao nascimento de um filho pelo professor Xavier. Ele lembra o início com os cursos técnicos e toda a superação, até a chegada aos dias atuais, com a oferta de cursos de graduação e pós-graduação. “Um marco extremamente importante, porque todo aquele esforço que nós fizemos, nós vimos que ele germinou. A UTFPR consolida-se cada vez mais como uma instituição de excelência e (...) para nós representa muito.”

O prof. Pilatte relembrou o início da história, quando nas instalações do antigo Seminário Redentorista ainda funciona o CEFET, que ganhou notoriedade em função da qualidade do ensino técnico ofertado e a transformação que culminou na criação da 1º Universidade Tecnológica Federal do país. Ele também salientou momentos importantes do Campus Ponta Grossa, como a oferta do primeiro curso de mestrado fora de sede no Brasil, o fortalecimento dos cursos de pós-graduação e a consolidação da universidade, com a implantação dos cursos de engenharia.

Essa conversa ainda abordou inúmeros outros tópicos como os diferenciais que uma universidade tecnológica traz no seu funcionamento e o relacionamento dessa instituição com a sociedade e o mercado de trabalho. Os professores falaram ainda sobre o inicio dos Programas de Dupla Diplomação no campus e a internacionalização da instituição.

Quer saber mais sobre os detalhes dessa história?  Clique aqui e acompanhe na integra o quarto episódio do Podcast em comemoração aos 30 anos de aniversário do Campus Ponta Grossa, uma parceria do Projeto de Extensão Livre com Ciência e a Assessoria de Comunicação (ASCOM-PG).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.