Terça, 10 de Setembro de 2024 (42)99838-3791
Ensino Educação

Novos colégios em PG adotarão formato cívico-militar

Consulta pública realizada nos últimos dias confirmou adoção do novo sistema

30/11/2023 15h59 Atualizada há 9 meses
Por: Redação
Reprodução/ Facebook
Reprodução/ Facebook

O próximo ano letivo começará diferente no sistema público de educação de Ponta Grossa. Em consulta pública realizada nos dias 28 e 29 de novembro pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR). Cerca de 65% das escolas aprovam o modelo civíl-militar, com esse  resultado, o estado terá pelo mais 82 colégios cívico-militares em 2024. Em Ponta Grossa, pelo menos 5 unidades optaram pela migração ao formato

 

 

 

Ponta Grossa

Os colégios da cidade que participaram da consulta pública foram :

CE Ana Divanir Boratto

CE Prof. Becker E Silva

CE Padre Carlos Zelesny

CE Prof. Edison Pietrobelli

CE Dr. Epaminondas N Ribas

CE Presidente Kennedy

CE Prof.ª Linda Salamuri Bacila

CE Nossa Senhora Da Glória

CE Santa Maria

Para que a implementação seja efetivada, é preciso que mais de 50% das pessoas aptas a votar participem da consulta e que a maioria simples dos votantes (50% e mais um voto) seja favorável ao programa. O resultado da votação deve ser divulgado no dia 5 de dezembro.

Segundo o Núcleo Regional de Educação, a lista definitiva será confirmada e divulgada através de publicação no Diário Oficial. Com alta taxa de participação, a consulta envolveu pais, professores, funcionários e estudantes com idade superior a 16 anos.

A equipe do comVC portal aporou as informações que sugerem  que o CE Becker e Silva, CE Dr. Epaminondas N Ribas, CE Prof. Edison Pietrobelli, CE Padre Carlos Zelesny e CE Nossa Senhora da Glória atingiam a votação minima para adotar o novo modelo a partir do ano que vem. 

As escolas cívico-militares foram instituídas no Paraná em 2020. Atualmente, 194 colégios adotam este sistema, sendo que 12 unidades do modelo nacional serão incorporadas em 2024. 

Modelo educacional que combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares da reserva (inativos) na administração e na rotina escolar, a escola cívico-militar integra práticas e valores com os princípios educacionais, visando promover um ambiente escolar mais cívico e voltado para o desenvolvimento integral dos alunos. As escolas cívico-militares foram instituídas no Paraná em 2020. Atualmente são 194 colégios nesta modalidade e 12 do modelo do programa nacional que serão incorporadas em 2024.

Ao todo, 82 dos 126 colégios do Paraná optam pelo modelo cívico-militar para 2024

Com informações da Agência Estadual de Notícias

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.