Quarta, 30 de Abril de 2025 (42)99838-3791
Ensino Inclusão social

Estudante do Paraná é selecionado para bolsa gratuita da EBAC e TransEmpregos

Parceria contemplou 50 pessoas para realizarem cursos nas áreas de Design, Programação, Marketing, Software, Negócios e muito mais

13/07/2023 16h49 Atualizada há 2 anos
Por: Redação Fonte: Das assessorias
Divulgação
Divulgação

EBAC, a Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia, e a TransEmpregos, plataforma de empregabilidade para pessoas trans, se juntaram para democratizar o acesso à educação no Brasil. Em uma parceria inédita, a instituição de ensino, que conta com mais de 150 opções de cursos online, como Design, Programação, Marketing, Software, Negócios e muito mais, disponibilizou 50 bolsas de estudo gratuitas para homens e mulheres trans de todo o país.

Um dos selecionados é Tales Ravi Santos, de 20 anos, que cursa Comunicação Institucional na UFPR e faz o curso de Fotografia na EBAC. Ele é natural de Belém, no estado do Pará, mas reside em Curitiba há seis anos. “Estou fazendo o curso de Fotografia e espero que seja o início de uma carreira promissora no audiovisual. Eu sou apaixonado por isso e espero que seja só um dos muitos passos ainda. Fico feliz de começar na EBAC”, frisa.

A maior dificuldade de Tales no acesso à educação foi a falta de preparo das instituições para lidar com pessoas trans. “No meu Ensino Médio, eu já me entendia como homem trans e tinha decidido que iria fazer a transição, mas não quis externalizar isso, porque já presenciei atos de desrespeito em que a escola não fez nada”, lembra. Ele garante que teve sorte de ter bons amigos ao seu lado nessa etapa, mas destaca que o ambiente escolar geralmente é muito difícil para pessoas que estão fora do padrão esperado. “Isso acaba prejudicando as vidas escolar e social do aluno, porque a gente tende a se isolar e não ter vida social, o que acaba gerando inúmeros problemas psicológicos”, acrescenta.

Tales comenta que foi uma emoção ser uma das pessoas selecionadas para esta bolsa e que sempre quis estudar na EBAC, mas, por questões financeiras, nunca conseguiu. “Quando vi essa oportunidade, não pensei duas vezes em me inscrever e fiquei muito feliz com a iniciativa deles. Eu já gostava da qualidade e do método de ensino e saber que eles se importam com o lado social me encantou mais ainda”, enfatiza. Ele destaca ainda que iniciativas como a da EBAC são importantes para que pessoas trans tenham oportunidade de ganhar salários mais justos e se especializar. “A maioria das pessoas trans infelizmente recorre até à prostituição, por exemplo, devido à falta de oportunidades. Outras acabam aceitando empregos não tão bons, porque precisam se sustentar”, lamenta.

Somente 15% das pessoas trans possuem emprego formal

A ideia surgiu com base em pesquisas que revelam como a comunidade trans é marginalizada e minoria no ambiente de trabalho. Um dos estudos que embasou a iniciativa foi realizado pelo projeto TransVida, do Grupo pela Vidda, com apoio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O levantamento mostrou que 27% das pessoas trans possuem apenas trabalhos autônomos informais, sendo que somente 15% têm um emprego com carteira assinada. 

Conforme Vanessa Campelo, head de Customer Success da EBAC, a parceria com a TransEmpregos é um passo significativo na inclusão e na valorização de pessoas trans no Brasil e um compromisso da EBAC para promover diversidade e igualdade de oportunidades no setor educacional e profissional. "Acreditamos que o ensino é um pilar fundamental para a construção de um futuro mais igualitário e estamos muito contentes em poder fazer parte dessa história e em oferecer essas vagas", afirma.

Para Maite Schneider, diretora da TransEmpregos, os desafios que a população trans enfrenta são enormes e a inserção no mercado de trabalho é bastante difícil, por isso, é importante capacitar esses profissionais. "Criamos o projeto para que ele tenha data de fim, porque o nosso objetivo é que o mundo entenda que não é preciso separar pessoas por identidade ou raça. Afinal, nada disso muda a competência de alguém. Essas especificidades só fazem do ser humano uma potência muito única para além dos seus próprios conhecimentos", fala Maite. 

Educação transformadora

De acordo com Dante Fanzoi de Santana, uma das pessoas selecionadas pela EBAC e que deseja fazer o curso de Teste de Software, ser agraciado com a bolsa é uma mistura de emoções intensas e uma grande alegria, pois demonstra cada vez mais que a educação é um instrumento de transformação poderoso no mundo de hoje.

"Essa seleção representa um passo importante na quebra de padrões discriminatórios e na valorização da diversidade no campo profissional. Como representante de comunidades marginalizadas, tenho consciência de que estou abrindo caminho para outras pessoas que enfrentam desafios semelhantes e quero utilizar essa chance para amplificar vozes, romper barreiras e promover uma mudança positiva no mercado de trabalho", diz.

Assim, a partir dos cursos, as pessoas contempladas pelas bolsas terão a oportunidade de aprimorar os seus currículos, adquirir novas habilidades e até mesmo realizar uma transição de carreira, se assim desejarem. A lista completa das pessoas selecionadas pode ser conferida no link.

Sobre a EBAC

A EBAC é uma instituição de ensino inovadora, que oferece mais de 150 cursos online, com foco em educação continuada e desenvolvimento de competências profissionais nas áreas de Design, Software, Programação & Data, Marketing, Audiovisual, Moda, Games e Negócios, além de uma série de iniciativas que preparam o aluno para a inserção no mercado de trabalho.

Sobre a Transempregos

A TransEmpregos é maior e o mais antigo projeto de empregabilidade de pessoas trans do Brasil. São milhares de currículos e acessos em nossos canais que promovem e auxiliam contratações diariamente. As pessoas usuárias também podem se inscrever em cursos de formação e atividades. Para as empresas parceiras, é possivel anunciar vagas e ter acesso a conteúdos exclusivos para implementação e aperfeiçoamento dos seus processos de inclusão. Seja para a pessoa usuária ou a empresa, a TransEmpregos é completamente gratuita.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.