Diversas atividades que realizamos diariamente são praticamente automáticas e se somam a uma enorme quantidade de tarefas realizadas durante o dia. A respiração é uma delas, pois acontece de forma inconsciente, até durante o sono. No entanto, quando se coloca atenção na respiração, com intenção e detalhamento, é possível concentrar a mente, reduzindo a ansiedade e o estresse. É a chamada atenção plena, ou mindfulness.
Em Ponta Grossa, crianças da Educação Infantil do Colégio Marista Pio XII, estão praticando atividades de mindfulness antes do momento de contação de histórias. Os resultados já estão sendo sentidos: os estudantes estão mais atentos e participativos durante as aulas na biblioteca. A contadora de histórias do colégio, Emiliana Kutach, explica que percebe que as crianças conseguem se acalmar se preparando para a contação, e que a concentração nas histórias é quase que total e de grande entusiasmo.
A coordenadora de Educação Infantil, Maria Cristina Starcke, explica que a prática de mindfulness promove equilíbrio emocional e auxilia as professoras nos casos de conflitos e frustrações entre os alunos. “O mindfulness evita que a mente se distraia, auxilia no bem-estar físico, emocional e social e melhora a qualidade do ensino e a aprendizagem das crianças”. Os professores também participaram de uma formação sobre a técnica, que ajuda a reduzir a ansiedade, ensina sobre autorregulação, aumenta o foco, a concentração.
Técnica de respiração ajuda a trazer calma
O mindfulness, uma prática que envolve adotar uma postura gentil e acolhedora em relação ao momento presente, oferece uma variedade de benefícios para pessoas de todas as idades, inclusive crianças. Essa atividade visa resgatar o interesse e a atenção plena em relação às tarefas que estão sendo realizadas no momento, evitando distrações e promovendo uma maior consciência e apreciação da atividade em si e das pessoas com as quais se está interagindo.
Todos os benefícios do mindfulness no ambiente escolar também podem ser colhidos com práticas em família, em casa. Estes são algumas formas de iniciar a prática com as crianças: