O desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná e professor titular do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do UniCuritiba – instituição que integra a nima Educação – José Laurindo de Souza Netto foi o vencedor do prêmio Personalidade Judiciária do Ano/Edição 2023.
Realizado no dia 6 de junho, o evento de premiação reuniu cerca de 300 convidados no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e homenageou 45 personalidades nas áreas de Justiça, Negócios e Gestão, Saúde e Bem-estar, Cultura, Estilo e Entretenimento, Educação, Sociedade, Sustentabilidade e Ação Social.
Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná com estágio de pós-doutorado na Universidade La Sapienza, em Roma, na Itália, o desembargador José Laurindo de Souza Netto presidiu o Tribunal de Justiça do Paraná em 2021 e 2022. Há 36 anos é professor universitário e, atualmente, é coordenador dos cursos stricto sensu em Direito e docente titular do Programa de Mestrado do UniCuritiba.
O título de Personalidade Judiciária do Ano enaltece os mais de 35 anos de magistratura do desembargador, em especial sua atuação à frente do TJPR. “Tenho o prazer e a honra de dividir esta homenagem com todos, de estagiários aos mais altos desembargadores, que sabem o valor de bem-servir e ajudaram a aproximar o Poder Judiciário da população”, diz o magistrado.
Durante o período que esteva na presidência do Tribunal de Justiça do Paraná, José Laurindo de Souza Netto manteve um projeto estratégico de gestão social, colocando o ser humano no centro do sistema de Justiça. Além disso, priorizou aspectos como governança, compliance, gestão de risco, gestão de pessoal e de competências, racionalização de recursos e melhoria da comunicação.
“Criamos um laboratório de inovação, unimos inteligência emocional e artificial e trabalhamos para que juízes e magistrados estivessem capacitados para as demandas da contemporaneidade”, comenta o desembargador.
No UniCuritiba, o magistrado compartilha todo o conhecimento e a experiência com os estudantes do Programa de Mestrado, reconhecido pelo MEC por sua proposta de construção de um diálogo permanente entre cidadania e direitos fundamentais.
Membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas e da Academia de Direito Notarial e Registral, José Laurindo de Souza Netto foi vice-presidente do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação e presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos. É autor de livros e artigos jurídicos publicados no Brasil e no exterior, parecerista de artigos acadêmicos, palestrante e conferencista.