O desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná e professor titular do Programa de Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do UniCuritiba – instituição que integra a nima Educação – José Laurindo de Souza Netto foi o vencedor do prêmio Personalidade Judiciária do Ano/Edição 2023.
Realizado no dia 6 de junho, o evento de premiação reuniu cerca de 300 convidados no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e homenageou 45 personalidades nas áreas de Justiça, Negócios e Gestão, Saúde e Bem-estar, Cultura, Estilo e Entretenimento, Educação, Sociedade, Sustentabilidade e Ação Social.
Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná com estágio de pós-doutorado na Universidade La Sapienza, em Roma, na Itália, o desembargador José Laurindo de Souza Netto presidiu o Tribunal de Justiça do Paraná em 2021 e 2022. Há 36 anos é professor universitário e, atualmente, é coordenador dos cursos stricto sensu em Direito e docente titular do Programa de Mestrado do UniCuritiba.
O título de Personalidade Judiciária do Ano enaltece os mais de 35 anos de magistratura do desembargador, em especial sua atuação à frente do TJPR. “Tenho o prazer e a honra de dividir esta homenagem com todos, de estagiários aos mais altos desembargadores, que sabem o valor de bem-servir e ajudaram a aproximar o Poder Judiciário da população”, diz o magistrado.
Durante o período que esteva na presidência do Tribunal de Justiça do Paraná, José Laurindo de Souza Netto manteve um projeto estratégico de gestão social, colocando o ser humano no centro do sistema de Justiça. Além disso, priorizou aspectos como governança, compliance, gestão de risco, gestão de pessoal e de competências, racionalização de recursos e melhoria da comunicação.
“Criamos um laboratório de inovação, unimos inteligência emocional e artificial e trabalhamos para que juízes e magistrados estivessem capacitados para as demandas da contemporaneidade”, comenta o desembargador.
No UniCuritiba, o magistrado compartilha todo o conhecimento e a experiência com os estudantes do Programa de Mestrado, reconhecido pelo MEC por sua proposta de construção de um diálogo permanente entre cidadania e direitos fundamentais.
Membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas e da Academia de Direito Notarial e Registral, José Laurindo de Souza Netto foi vice-presidente do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação e presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos. É autor de livros e artigos jurídicos publicados no Brasil e no exterior, parecerista de artigos acadêmicos, palestrante e conferencista.
Cultura MAC Paraná terá programação com oficina e jogo educativo na Primavera dos Museus
Educação Alunos da rede estadual podem ingressar no ensino superior pelo Aprova Paraná
Discutindo a água Plano de trabalho e eleição: dois comitês de bacias hidrográficas se reúnem na próxima semana
Trabalho, Qual... Qualifica Paraná forma 40 alunos do curso de Confecção em Cerro Azul
Trabalho, Qual... Paraná tem 22,8 mil vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador
Fazenda Paraná tem terceiro maior crescimento de investimentos do 1º semestre de 2025 no Brasil
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia