Num mercado tão competitivo e exigente como o mercado de trabalho, a busca pelo primeiro emprego é sempre um grande desafio, mas aliar as próprias competências às novas tecnologias podem contribuir para o alcance dos objetivos.
As empresas têm apostado na diversidade e no uso das mais variadas ferramentas para ampliar e alcançar suas metas, e a nova geração de trabalhadores se caracteriza por ser criativa, inovadora e tecnológica e, portanto, o mercado se mostra cada vez mais aberto para recepcioná-los.
Segundo dados do Banco Nacional de Empregos (BNE), houve mais de 300 mil inscrições em vagas por jovens brasileiros no mercado de trabalho em 2022, “o mercado de trabalho está inovando para criar oportunidades de empregabilidade para jovens, garantindo aprendizado contínuo, diversidade de ideias e crescimento profissional. As empresas estão vivendo muitas transformações, e a criatividade e o dinamismo dos jovens contribuem para o melhor desenvolvimento das organizações”, pontua o diretor operacional do BNE, José Tortato.
Para o estudante, o estágio pode ser a primeira oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e adquirir experiência, que é a exigência de grande parte das empresas. No estágio, o estudante irá aliar seus conhecimentos e vivência teórica da universidade ao dia a dia de uma empresa, conhecer a sua rotina e adquirir experiência e visão de mercado. O estudante pode estagiar em diversas organizações e setores ao longo de seu curso e descobrir o que busca para sua carreira, construindo um repertório de vida mais amplo e diverso.
Apesar da experiência corporativa que o mercado exige, o estudante deve demonstrar interesse e ser curioso para conhecer novas oportunidades, também é preciso fazer um bom currículo e estar sempre atento às tendências do mercado. Nesse primeiro momento, a experiência não é o ponto almejado pelos empregadores, mas sim o perfil comportamental, o interesse em crescer e trazer resultados, além de saber se comunicar. Alguns processos seletivos para vagas de estágio realizam testes de raciocínio lógico, língua portuguesa e alguma matéria relacionada à atividade profissional a ser realizada, por isso o estudante também precisa estar comprometido com seus estudos a fim de buscar bons resultados nesses testes.
Ao participar de processos seletivos, é importante que o estudante procure ler sobre a empresa, sobre o segmento de mercado que futuramente irá trabalhar para mostrar interesse no momento da entrevista.
O estágio pode ser sua primeira oportunidade de trabalho para ampliar seus conhecimentos e rede de contatos, e seu desempenho junto às equipes que irá trabalhar certamente contribuirá para o seu crescimento e a construção de sua carreira, possibilitando boas oportunidades no futuro.