O papa Francisco recebeu um convite do atual presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para retornar ao país após quase 10 anos desde sua última visita. A conversa surgiu quando o presidente parabenizou o papa pelos esforços em manter a paz entre a Ucrânia e a Rússia, momento em que reforçou o convite por telefone feito ao "Santo Padre".
Nas redes sociais, Lula afirmou ter agradecido ao papa Francisco pelos "gestos de defesa da democracia" e destacou que fez o convite para o pontífice retornar ao Brasil: "Devemos ter uma audiência no Vaticano nos próximos meses e convidei o Santo Padre para visitar o Brasil."
Papa visitou o país pela última vez em 2013
O Papa visitou o país quando participava da Jornada Mundial da Juventude, que naquele ano ocorreu na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. Na ocasião, os olhos do país se voltaram para o primeiro papa latino-americano da história do Vaticano, que cativou o público com sua alegria e irreverência.
Em entrevista que ocorreu ainda naquele ano, o papa agradeceu aos brasileiros e afirmou: "Deus quis que fosse minha primeira viagem", pois era a primeira vez que ele visitava outro país já no cargo que ocupa até hoje. Vale ressaltar que Lula parece estar animado e entusiasmado para presenciar novamente a presença do pontífice em terras tupiniquins.