Dados da pesquisa realizada pela Nuvemshop, mostram que o Dia das Mães gerou um faturamento de R$ 142 milhões no comércio digital em 2022, um aumento de 6,8% com relação a 2021. Já segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as vendas em shopping alcançaram a marca de R$ 5,3 bilhões na semana que antecedeu o Dia das Mães no mesmo ano. Esses dados reforçam a importância da data, que perde apenas para o Natal em volume de vendas e negócios.
O especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, explica que o Dia das Mães é uma das datas que mais movimentam o mercado, sendo uma ótima oportunidade de aumentar as vendas e fidelizar clientes. “Não é atoa que o Dia das Mães é uma das datas mais importantes do calendário varejista, já que é uma data com grande simbolismo. Sendo assim, é fundamental planejar as estratégias de marketing para que as lojas tirem o máximo de proveito desta ocasião, seja no ambiente físico, seja no digital”, conta.
Perfil de consumo
O comportamento do consumidor é um dos principais pontos que devem ser analisados, uma vez que ele tem levado ao aumento de vendas e da prestação de serviços no Dia das Mães. Segundo dados da pesquisa feita pela Globo, o mercado está mais otimista em 2023, sendo que 72% dos consumidores entrevistados afirmam que pretendem presentear alguém no Dia das Mães e 81% pretendem comemorar. “Pesquisas apontam que além de presentear, a grande maioria das pessoas pretende comemorar o Dia das Mães, um comportamento que indica que a data deve movimentar diversos setores como o varejo, restaurantes e supermercados. Além disso, existe um novo público que também tem passado a comemorar a data como pessoas “mães” de pets, “mães” de plantas e diferentes formações familiares, o que torna a data ainda mais plural. Sendo assim, é importante que todos os setores se preparem”, conta Frederico.
Outro ponto importante a ser considerado é que os Dia das Mães é uma data que possibilita uma grande oportunidade de aproximação com os clientes, para isso, focar em campanhas humanizadas pode ser uma ótima alternativa. “A data vem carregada de muita emoção, alegria e amor, porém algumas pessoas podem não se sentir à vontade para comemorá-la. Uma campanha humanizada pode atingir o público-alvo sem gerar desconfortos. Neste ponto é importante conversar com o seu público e criar campanhas que emocionem e gerem identificação. Pensar na jornada do cliente também é fundamental, para isso é importante entender quem é o seu cliente e buscar aumentar o engajamento dentro e fora da loja. Dicas de compartilhamento de histórias, pontos de venda estilizados, fotos, ações nas redes sociais e site podem funcionar muito bem”, explica o especialista.
Dicas para preparar a sua loja para o Dia das Mães: