Quarta, 17 de Julho de 2024 (42)99838-3791
Agricultura Paraná

Ofertado pelo IDR-Paraná, programa Inova Queijo inicia curso para produtores do Sudoeste

Iniciativa pretende aprimorar o trabalho de pequenos produtores e melhorar a qualidade dos produtos, além de mostrar o potencial, a qualidade e o ...

02/05/2023 17h40
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Foto: IDR
Foto: IDR

Produtores, manipuladores de alimentos, representantes de agroindústrias e agentes de assistência técnica e extensão rural se reuniram em Francisco Beltrão (Sudoeste) para o início do Inova Queijo. Trata-se de uma iniciativa de formação e aperfeiçoamento de queijeiros, realizada pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), em parceria com o Sebrae-PR, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná (Aprosud). A reunião aconteceu sexta-feira (28.04)

O Inova Queijo pretende aprimorar o trabalho desenvolvido pelos pequenos produtores, melhorando a qualidade dos produtos. Além disso, a iniciativa quer mostrar o potencial, a qualidade e o sabor dos queijos artesanais do Sudoeste do Paraná para todo o Estado, o Brasil e o mundo. O Inova Queijo terá treze módulos, de quatro horas cada com aulas teóricas e práticas.

A abertura do curso, em Francisco Beltrão, contou com a participação de 300 pessoas, de 48 municípios diferentes. Foram montadas três estações dinâmicas para que os participantes discutissem três temas: leite, produção e mercado. Também foi realizado um encontro de lideranças do queijo e uma degustação de queijos regionais.

O sucesso do Inova Queijo levou os realizadores do evento a lançar programas para continuar o desenvolvimento da cadeia de queijo artesanal. No dia 30 de junho, por exemplo, será realizado o Inova Queijo Pocket, na Via Tecnológica do Leite, em Francisco Beltrão. A Aprosud e o Sebrae também iniciaram o programa de indicação geográfica do queijo do Sudoeste, que deve dar uma identidade própria à produção da região e contribuir para a conquista de mais mercado.

CULTURA -A produção de queijos e derivados de leite faz parte da cultura do Sudoeste paranaense desde sua colonização. No entanto, os especialistas afirmam que é necessário conectar essa tradição ao futuro, para garantir a sustentabilidade das pequenas propriedades rurais que têm a produção de queijos como uma de suas fontes de renda. “O Inova Queijo é uma oportunidade para apresentar novas tecnologias aos queijeiros. A iniciativa, que está na segunda edição e acontece a cada dois anos, tem a missão de contribuir para a superação dos desafios que a cadeia produtiva do queijo artesanal enfrenta.”, afirma Rosane Bragatto, gerente regional do IDR-Paraná.

Os encontros são itinerantes e discutem temas como as preferências do consumidor da região Sul do Brasil em relação ao queijo colonial artesanal, saúde e sanidade do rebanho leiteiro, boas práticas de fabricação, princípios básicos da tecnologia de queijos, maturação, embalagem, rotulagem, causas e prevenção dos defeitos/problemas dos queijos, gestão da agroindústria e o mercado de queijos.

O curso promovido pelo Inova Queijo não tem custo para os interessados. Qualquer produtor pode fazer sua inscrição em um ou mais módulos, de acordo com sua disponibilidade, através deste LINK . As aulas acontecem das 13h30 às 17h30, na UTFPR de Francisco Beltrão. O Polo de Pesquisa do IDR-Paraná de Pato Branco vai fornecer o leite para a realização das aulas práticas que exigem, apenas, que o queijeiro tenha participado de 70% dos módulos anteriores.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.