Milhões de toneladas de lixo têxtil são descartadas anualmente no país. Isso causa um grande impacto ambiental, já que as malhas feitas de algodão demoram 20 anos para se decompor, enquanto as peças de materiais sintéticos podem resistir por até quatro séculos.
Diante deste cenário e visando minimizar o descarte de tecidos na natureza, a FACOP (Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities) tem buscado soluções em reciclagem têxtil, com foco no reaproveitamento de uniformes profissionais.
Uma das iniciativas de reciclagem da Fundação, realizada em parceria com a indústria têxtil Maxitex, será apresentada em um stand durante o Fórum Paraná Lixo Zero 2023, no próximo dia 28, em Pinhais. “No processo de reciclagem de uniformes, o material é tratado e moído, os retalhos são desfibrados e passam pela fiação. A fibra têxtil resultante do processo é utilizada para a confecção de fios, tecidos e até utensílios de limpeza, como o mox” explica Priscilla Arruda, gerente de Sustentabilidade da FACOP.
Para Priscilla, o Fórum é mais uma oportunidade de mostrar o compromisso da FACOP na promoção de ações mais sustentáveis no setor de asseio e conservação, alinhadas às metas globais para o desenvolvimento sustentável.
Serviço: 1º Fórum Paraná Lixo Zero
Data: 28 de abril de 2023
Horário: 9h às 17h
Público: Livre
Local: Auditório CENFORPE, na Av. Iraí, 696 - Weissópolis, Pinhais - PR
Inscrições gratuitas: aqui
Informações: @pr_lixozero
Site oficial: https://www.paranalixozero.com.br
Realização: Paraná Lixo Zero, Pinhais Lixo Zero
Idealização: Instituto Lixo Zero Brasil
Patrocínio: Reciclus, RecicleX, Sete Ambiental, BeautyColor
Apoio: Prefeitura Municipal de Pinhais, Inpar, Hotel Suryaa, Mandato Goura