A dois meses da estreia na Copa do Mundo no Catar, a Seleção Brasileira realiza nesta sexta-feira (23) o penúltimo amistoso antes do torneio mais importante do planeta. Brasil e Gana se enfrentam no estádio Océane, em Le Havre, na França, às 15h30 (horário de Brasília), com o desafio do técnico Tite de fechar a sua lista de convocados. Em entrevista à Betfair, Rivaldo fez sua análise sobre o confronto e comentou também sobre a grande final da Copa do Brasil.
A Seleção Brasileira vai enfrentar Gana e Tunísia, encerrando a preparação para a Copa do Mundo. A ideia da Seleção Brasileira é enfrentar seleções do continente africano para simular a partida contra Camarões na Copa do Mundo embora as escolas sejam diferentes.
“O Brasil não pode encarar este jogo contra Gana como ensaio para a Copa do Mundo. Este jogo irá servir essencialmente para que Tite consiga tirar algumas dúvidas da sua cabeça sobre certos jogadores, mas nunca como teste de fogo”, afirmou Rivaldo.
O adversário desta sexta-feira poderá cruzar com o Brasil logo nas oitavas de final, caso as duas seleções se classifiquem na fase de grupos da Copa do Mundo. Para Rivaldo, esta partida será importante pensando em outro aspecto: “Muito se vem falando de que o Brasil decidiu agendar esses amistosos contra times africanos como forma de preparação para a Copa do Mundo, onde irá enfrentar os Camarões na fase de grupos. Na verdade, eu até entendo essa ideia, porém nem Brasil nem Gana irão entrar nessa partida como se estivessem numa Copa do Mundo, logo, não é possível tirar muitas referências de um amistoso já pensando num jogo de Copa.”
Com 74 jogos à frente da seleção canarinho, Tite tem baixo aproveitamento diante das equipes africanas. Desde 2016, o Brasil venceu apenas Camarões em 2018. Por outro lado, empatou com Senegal e Nigéria em 2019. E na opinião do embaixador da Betfair, os adversários serão importantes para mudar esse retrospecto contra o continente.
“O Brasil de Tite não tem um retrospecto muito forte contra times africanos com uma vitória e dois empates, então esses jogos contra Gana e Tunísia podem contribuir para quebrar esse mau registro com duas vitórias importantes”, pontuou Rivaldo.
De acordo com a Betfair, a partida entre Brasil e Gana tem como favorito a equipe pentacampeã do mundo. São 80% de chances (cotação de 1.14 - para cada real apostado na equipe, o retorno será de R$1,14 caso o resultado se confirme) do Brasil vencer, 6% (16.0) de Gana vencer e 14% (6.5) da partida terminar empatada.
Copa do Brasil: Flamengo é favorito
Ainda nesta semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), realizou o sorteio que definiu a ordem dos mandos de campo das finais da Copa do Brasil. Corinthians e Flamengo se enfrentam em ida e volta e a primeira partida será na Arena Corinthians, no dia 12 de outubro. O duelo decisivo será no dia 19, no Maracanã.
Na entrevista à Betfair, Rivaldo indicou o favorito ao título entre as duas maiores torcidas do Brasil.
“Hoje, no Brasil, a equipe do Flamengo é reconhecida por muitos como o melhor elenco da América do Sul, e na minha opinião, o Mengo será sempre favorito em qualquer competição em que participe, e a Copa do Brasil não será essa exceção. O Flamengo é favorito na final da Copa do Brasil contra o Corinthians”, afirmou Rivaldo.
De acordo com a Betfair, a primeira partida da final entre Corinthians e Flamengo, na NeoQuímica Arena, tem como favorito a equipe visitante. São 41% de chances para a vitória dos cariocas contra 31% de chances do Timão vencer – os outros 28% correspondem à possibilidade de empate.
"O Corinthians é um time de muita tradição que também tem boas armas para brigar por essa conquista, porém, precisamos reconhecer que hoje o Flamengo tem o melhor elenco e terá de ser visto como favorito a levar esse troféu em 2022”, concluiu.
De acordo com análise da Betfair, especialista no cálculo de probabilidades, os cariocas comandados pelo técnico Dorival Júnior e guiados em campo por Pedro, Gabigol e Arrascaeta são favoritos ao título da Copa do Brasil: São 67% de chances do Flamengo conquistar o título contra apenas 33% do Corinthians levantar a taça.
Rivaldo comenta chegada de James Rodriguez ao Olympiacos
O embaixador da Betfair também comentou sobre a contratação do colombiano James Rodriguez pelo Olympiacos, da Grécia. Rivaldo atuou pelo clube grego entre 2004 e 2007, onde conquistou o tricampeonato grego, e vê a ida de James como um salto positivo para a carreira.
“O James é um grande jogador que neste momento retorna à Europa pela porta de um grande clube que eu tive o prazer de representar. Eu penso que ele fez uma boa escolha ao assinar com o Olympiacos.”
Rivaldo destacou que o astro colombiano poderá recuperar seu desempenho atuando pelo Olympiacos nesta temporada. “Com uma torcida fanática como essa, eu acredito que o James Rodriguez vai fazer grandes jogos e se reabilitar dentro do futebol europeu, inclusive podendo jogar a Champions atuando pelo clube grego ou até quem sabe voltando à Espanha, Inglaterra ou Itália.”, destacou Rivaldo, em entrevista à Betfair.