No dia 29 de outubro, Athletico Paranaense e Flamengo fazem a final da CONMEBOL Libertadores 2022. Os classificados para o confronto único que ocorrerá na cidade de Guayaquil, no Equador, decidem um título pela terceira vez em nove anos, sendo a oitava vez que os clubes se encontram num confronto eliminatório. Para Rivaldo, embaixador da Betfair, o favoritismo na disputa é do rubro-negro carioca. Confira a entrevista completa e as probabilidades calculadas pela Betfair para a partida.
No retrospecto entre as equipes jogando finais, o Flamengo leva a melhor vencendo os dois títulos que disputaram. Em 2013, pela final da Copa do Brasil, houve empate em 1 a 1 na Vila Capanema e vitória do Fla no Maracanã. Em 2020, as equipes se encontraram pela Supercopa do Brasil, com vitória dos cariocas por 3 a 0 em jogo único.
Na opinião de Rivaldo, depois de chegar à sua terceira final de Libertadores em quatro anos, “o Flamengo tem de ser visto como favorito a erguer o troféu em 2022, tendo em conta seu atual nível de disputa durante essa temporada e o elenco recheado de estrelas”.
Para o craque, o coletivo do time e algumas peças fundamentais justificam o favoritismo. “A equipe ainda não perdeu na Libertadores e tem em Pedro um artilheiro com muito oportunismo dentro da grande área, que já soma 12 gols. Não há como negar o favoritismo do clube carioca, embora isso até possa jogar em favor do Athletico, que buscará contrariar todas essas opiniões da imprensa e da torcida em geral”, afirmou Rivaldo em entrevista à Betfair.
Athletico Paranaense está de parabéns por chegar à final da Libertadores
Com três títulos internacionais e um nacional nos últimos seis anos, o Athletico Paranaense levou a melhor sobre o Palmeiras ao vencer os paulistas por 1 a 0 na Arena da Baixada e depois empatar na partida de volta no Allianz Parque, mesmo após o adversário abrir 2 a 0 no primeiro tempo. Com o resultado, a equipe do técnico Luís Felipe Scolari avançou à final do torneio repetindo a campanha de 2005, quando terminou como vice-campeã.
“O Athletico Paranaense eliminou o atual campeão Palmeiras numa disputa dramática na qual o técnico Felipão voltou a demonstrar toda sua experiência e sabedoria nesse tipo de decisões”, afirmou Rivaldo sobre a fama de copeiro do treinador campeão do mundo com o Brasil em 2002.
Aos 73 anos, Felipão conseguiu mudar a cara do Athletico Paranaense após um início de temporada com trocas de técnicos e muita desconfiança do seu torcedor com o elenco montado. Para Rivaldo, esse resultado é fruto da boa condução do técnico experiente.
“O Felipão pegou um time que estava numa má fase e acabou chegando inesperadamente na final do mais importante torneio de clubes do continente, além de estar brigando pelo G4 do Brasileirão. Com toda certeza o técnico do Furacão tem de ser parabenizado pelo trabalho que vem desenvolvendo nesses últimos meses.”
Rivaldo parabenizou também a equipe pelo trabalho feito, e deixou em aberto sobre o que pode-se esperar do Athletico Paranaense na finalíssima em Guayaquil. “Eles estão de parabéns, independentemente do que venha a acontecer na final. Porém isso não significa que o Athletico vai vender barato o troféu para o Flamengo”, opinou Rivaldo, em entrevista à Betfair.
De acordo com as análises dos especialistas da Betfair, a equipe do Flamengo possui 69% de chances de ser o campeão da Libertadores de 2022 e conquistar o tricampeonato da América. Já o Athletico Paranaense, que volta a disputar uma final do torneio após 17 anos, tem 31% de chances de erguer o primeiro título da competição.
Possível eliminação na Sul-Americana pode gerar turbulência no elenco do São Paulo
O São Paulo tem uma difícil missão na noite desta quinta-feira (08), no Morumbi. Pelo jogo de volta das semifinais da Sul-Americana, o Tricolor precisa vencer com uma diferença de pelo menos três gols de diferença para avançar à final. Em entrevista à Betfair, Rivaldo analisou o confronto decisivo no Morumbi.
“O São Paulo de Rogério Ceni vive fase conturbada e vai precisar reverter o placar de 3 a 1 feito em Goiânia, no jogo de ida. Pelo que vejo, a missão do Tricolor parece ser bem difícil”, afirmou Rivaldo. Segundo análise da Betfair, são 13% de chances do São Paulo vencer por 3 a 0, placar que garante o Tricolor na final.
Rivaldo disse que a classificação poderá dar um alívio ao clube do Morumbi, mas caso isso não se concretize, algumas mudanças poderão acontecer no clube antes do final da temporada. “Com o time longe das primeiras colocações no Brasileirão e quase eliminado da Copa do Brasil, essa será sua última chance do clube do Morumbi brigar por um título na temporada, além de que poderá ser o motivo para manter Ceni como técnico do clube.”
“Quando há maus resultados, a culpa não é apenas do técnico, pois são os jogadores que estão dentro do campo, então, caso o time acabe eliminado da Sul-Americana eu prevejo uma grande mudança no elenco para a próxima temporada”, opinou Rivaldo.
Saída de Jorginho do Atlético-GO pode desestabilizar elenco
Rivaldo também comentou sobre a saída do técnico Jorginho às vésperas do confronto decisivo da Sul-Americana após a vitória por 3 a 1 na primeira partida das semifinais. O Atlético Goianiense demitiu o treinador por conta do baixo desempenho no Campeonato Brasileiro - a equipe goiana está na penúltima colocação, há quatro jogos sem vencer.
“Apesar da fantástica campanha do time na Sul-Americana, o técnico Jorginho não resistiu aos maus resultados no Brasileirão que colocam o time correndo sério risco de rebaixamento. Então, o time que defenderá a vantagem para ir à final, poderá ser uma incógnita no Morumbi.”
De acordo com os analistas da Betfair, as chances do São Paulo conseguir a classificação para a final da Sul-Americana são de 39%; já do Atlético Goianiense passar, são 61%.
“Muito irá depender da ligação que o Jorginho tinha com seu elenco, pois se a união era forte, o time poderá sentir a demissão do técnico que conseguiu levar o time até a semifinal de um torneio sul-americano, mas caso não fosse esse o cenário, então poderemos ter um Atlético muito mais solto encarando o São Paulo na decisão desta noite”, afirma Rivaldo.
Estrelas brasileiras na Champions ganhando embalo para a Copa do Mundo
Neymar e Richarlison brilharam no início da fase de grupos da Champions League nesta semana. O craque da Betfair opinou sobre a primeira rodada do maior torneio de clubes da Europa, dando sua opinião sobre qual é o time favorito ao título da “Orelhuda” em 2022/23.
“Nos jogos desta semana tivemos boas atuações dos brasileiros. Neymar fez um passe fantástico para o primeiro gol de Mbappe e demonstrou estar mais maduro por não reclamar ou criar confusão quando seu colega francês não lhe passou uma bola que claramente daria chances do brasileiro fazer o gol. Isso é muito positivo. Já o Richarlison teve uma estreia dos sonhos marcando os gols da vitória do Tottenham e confirmando todas suas qualidades como um jogador acima da média.”
Para o embaixador da Betfair, o camisa 10 da Seleção Brasileira parece estar preparado para a temporada, que terá a Copa do Mundo no Catar, em novembro. “Neste momento, o que mais me agrada entre os brasileiros é ver Neymar jogando bem e mostrando estar mais calmo dentro de campo, então, eu antevejo que ele possa fazer uma grande Copa do Mundo e assim possa ser de grande auxílio para a Seleção Brasileira rumo ao tão desejado Hexa.”
Sobre o clube favorito ao título da UEFA Champions League 2022/23, Rivaldo destaca o Manchester City de Haaland como o principal candidato.
“Tal como em temporadas anteriores, o Manchester City iniciou a Liga dos Campeões como favorito e venceu logo de goleada o Sevilla por 4 a 0 mostrando que vem novamente em sua busca pelo primeiro título na competição. Olhando para o seu elenco e o entrosamento entre os jogadores, eles merecem estar como maiores favoritos, e eu acredito que Erling Haaland poderá ser um dos pontos chave no sucesso do time.” afirmou Rivaldo.
Para Rivaldo, o atacante norueguês que fez 12 gols em 8 jogos desde sua estreia pelo Manchester City poderá dar muitas alegrias ao time de Pep Guardiola no futuro. “Ele é um jogador que vai fazer muitos gols e, com certeza, será uma grande ameaça em jogos de decisão, ajudando a fazer gols nos momentos mais decisivos da temporada”, finalizou Rivaldo, em entrevista à Betfair.