O leite materno contém propriedades importantes para o crescimento e desenvolvimento do bebê, fortalecendo a sua imunidade contra diversas doenças. E dada a importância da amamentação, em 1992, a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno que vai de 1 a 7 de agosto. Neste ano tem como tema “Fortalecer a Amamentação: educando e apoiando”. Tendo em vista a relevância do tema, no Brasil o mês de agosto é dedicado à conscientização da importância do aleitamento materno, e é chamado de Agosto Dourado.
Dentre os objetivos do Agosto Dourado está a doação de leite humano, afinal existem bebês prematuros que precisam deste alimento. Porém, conforme constatou a Famivita em seu mais recente estudo, 64% das brasileiras conhecem mulheres que nunca doaram ou doam leite materno para um banco de leite humano. Principalmente as mulheres dos 18 aos 24 anos, com 67% das participantes.
Os dados por estado demonstram que, no Rio Grande do Sul, 69% das participantes não conhecem mulheres que já doaram ou doam leite materno para algum banco de leite humano. No Rio de Janeiro e em Santa Catarina, 66% desconhecem doadoras de leite humano. E em São Paulo e Minas Gerais, o percentual cai para 63% das mulheres que não conhecem doadoras de leite materno.
Toda mulher que amamenta e produz um volume de leite além da necessidade do seu bebê, é uma possível doadora de leite humano. E por isso, se desejar doar, pode procurar algum banco de leite humano. Para saber onde encontrar um banco de leite humano mais próximo de sua localidade basta ligar no telefone 136 ou acessar o link: https://rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs