Sábado, 02 de Agosto de 2025 (42)99838-3791
Cultura Cultura

Alunos da Academia Andersen são selecionados para o Salão de Artes Visuais de Pinhais

Estudantes terão suas obras em exposição no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann. Junto ao Museu Casa Alfredo Andersen, a Academia promove of...

01/08/2025 12h45
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Seis alunos da Academia Alfredo Andersen foram selecionados para o 8º Salão de Artes Visuais de Pinhais. Orientados pelos professores Lavalle, de pintura, e Juliana Pimenta, de cerâmica artística, os estudantes terão suas obras em exposição no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann entre 7 e 22 de agosto.

A Academia Alfredo Andersen tem o objetivo de nutrir o desenvolvimento artístico e cultural dos alunos por meio de aulas bem estruturadas com professores capacitados. Para Ana Montrucchio Ilkiu, Caio Beltrão Sposito, Daniele Gioppo Betini, Franklim Leite, Juliane Fausto e Luiz Ramos, as aulas nesse espaço resultaram em um reconhecimento público de seu desenvolvimento artístico.

Para Luiz Ramos, que utiliza o nome artístico Órion Ramos, a experiência de ser classificado se repete neste ano. Aluno da Academia desde 2022, Luiz se interessa pelas Artes Visuais desde criança, e utilizou as instituições públicas – Centro Juvenil de Artes Plásticas e Academia Alfredo Andersen – para aprofundar seu conhecimento através dos anos.

“Eu sinto que ter entrado para as aulas no museu teve total influência no meu desenvolvimento artístico. As aulas com o Lavalle foram uma virada de chave para aprimorar minhas técnicas e o modo como enxergo a pintura”, afirma.

Na área da cerâmica artística, Daniele Gioppo Betini explora desde 2020 sua paixão pelas esculturas. Sob a orientação da professora Juliana, ela desenvolve sua linha poética nas formas orgânicas. Para além de um hobbie, Daniela afirma que a cerâmica foi fundamental para a libertação da própria criatividade.

“Durante anos, eu fui educada dentro de uma família muito rígida e também me formei dentro da engenharia, que é um curso extremamente objetivo. Quando eu descobri o lado artístico, eu decidi quebrar este paradigma de rigidez através de obras com formas não lineares e formas orgânicas”, disse.

EXPOSIÇÃO– O Salão de Artes Visuais é promovido pela Prefeitura de Pinhais. A proposta do evento é dar visibilidade às produções mais recentes de artistas visuais, incentivar a descoberta de novos talentos, fomentar a pesquisa em artes, a criatividade e o crescimento artístico, além de contribuir para a formação de um público com olhar mais crítico. As obras selecionadas estarão em exibição no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann.

ACADEMIA ALFREDO ANDERSEN– Junto ao Museu Casa Alfredo Andersen, a Academia faz parte do Complexo Alfredo Andersen, promovendo oficinas gratuitas de ensino das Artes Visuais para maiores de idade. Desde 2019, representa um local que preserva o legado de educação do pai da pintura paranaense, o pintor norueguês Alfredo Andersen. As inscrições para as oficinas abrem em fevereiro e julho.

Para o professor Lavalle, de pintura e desenho, a aprovação dos alunos é uma comprovação dos objetivos da Academia em incentivar novos artistas e estabelecerem um vínculo de identidade entre a comunidade e a arte do Estado. “É com grande satisfação que vejo os trabalhos classificados no importante Salão de Artes de Pinhais, cada um refletindo uma pesquisa intensa e um trabalho dedicado, que juntos demonstram a diversidade e a profundidade da produção desenvolvida no ateliê de pintura do Museu Alfredo Andersen”, diz.

Confira as obras classificadas para o 8º Salão de Artes Visuais de Pinhais:

Bebendo Água - Daniele Gioppo Betini

Carrinheiro - Franklim Leite

Cicatriz - Ana Montrucchio Ilkiu

Concreto Cinza - Órion Ramos

Dança - Juliane Fausto

Manifestações Corpóreas I - Caio Beltrão Sposito

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.