A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) levantou a plateia no concerto da manhã deste domingo (13), no Guairão. O público de 2.100 pessoas aplaudiu de pé a apresentação que celebrou a obra do compositor alemão Richard Strauss, com interpretações da soprano ítalo-brasileira Camila Provenzale e do maestro convidado, o argentino Carlos Alberto Vieu.
O programa apresentou duas das mais emblemáticas obras do compositor: as "Quatro Últimas Canções", interpretadas com emoção e refinamento por Provenzale, e a Suíte da ópera "O Cavaleiro da Rosa". Ao final, Vieu surpreendeu o público ao repetir o encerramento da peça. Ele dedicou o programa à memória do maestro austro-alemão Carlos Kleiber, um dos grandes admiradores de Strauss. “Vocês têm uma grande orquestra na cidade”, afirmou Vieu ao saudar o público paranaense. A homenagem a Kleiber e o bis renderam muitos aplausos da plateia.
A estudante Isadora Cassins e sua mãe, a policial militar Maria Cristina, se emocionaram com a experiência. Elas são admiradoras de música clássica, mas nunca tinham acompanhado ao vivo um concerto da Orquestra paranaense. “A voz da soprano Camila Provenzale é perfeita. Quando começou a meu corpo todo tremeu, foi maravilhoso”, disse a filha. “Eu gosto desse contato com a arte, com certeza ficou para a história, marcou o coração”, completou a mãe.
Já Odete de Paula, pedagoga aposentada, e Lauro Martins, que trabalha na área comercial, reforçaram a admiração de longa data pela OSP. “É um privilégio estar aqui. Fechei os olhos e viajei com a música”, relatou Lauro. Para Odete, a experiência é diferente quando há solistas e maestros convidados. “Traz uma energia diferente e acrescenta novas camadas de cultura à experiência”, disse.
Com ingressos a preços populares, entre R$ 10 e R$ 20, o concerto em mais uma manhã de domingo atraiu público diverso no Guairão, característica que vem consolidando o espaço cultural como um centro de formação de novas plateias.
PRÓXIMOS CONCERTOS– A Orquestra Sinfônica do Paraná agora se prepara para compromissos fora do Estado, representando o Paraná no renomado Festival de Inverno de Campos do Jordão, um dos maiores eventos de música clássica da América Latina, incluindo uma apresentação na icônica Sala São Paulo, no centro da capital paulista.
Sob a regência do maestro titular Roberto Tibiriçá, a OSP apresentará obras do romantismo europeu, incluindo a Abertura de" Os Mestres Cantores de Nürnberg" e trechos de "Tristão e Isolda", de Richard Wagner, além da "Sinfonia nº 4", de Tchaikovsky. As apresentações acontecem no dia 25 de julho, às 20h30, no Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão, e no dia 26 de julho, às 16h30, na Sala São Paulo, com entrada gratuita.
Cultura Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta em Campina Grande do Sul nos dias 24 e 25
Cultura Solano Benítez aprofunda conceitos do Centre Pompidou Paraná em palestra no terreno do museu
Cultura Comunidade de Foz participa de encontro com equipe do Centre Pompidou Paraná para debater novo museu
Cultura Orquestra Sinfônica do Paraná atrai mais de 1200 pessoas no concerto da série "Mostly Mozart"
Cultura Exposição inédita de Mariana Palma é a nova realização do MON para o espaço do Olho
Cultura Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta em Colombo pelo projeto Guaíra para Todos
Cotidiano com Tiago Como agilizar seus serviços de habilitação sem complicação nem perda de tempo
Ficaflix 'Superman' estreia dia 19 de setembro na HBO Max
Na Fama com Thiago Michelasi Adib Abdouni destaca impacto da Ação Penal 2668 no Supremo Tribunal Federal
Somos Homo Ludens - Por Rodrigo Charneski Mahy-ra: uma heroína brasileira nasce no coração da Amazônia