Quinta, 24 de Abril de 2025 (42)99838-3791
Brasil Despedida e Conclave

Cardeais brasileiros iniciam viagem a Roma para funeral do Papa Francisco e Conclave

Prelados já receberam convocação oficial do Colégio de Cardeais; Embarque acontece conforme a disponibilidade de vôos

22/04/2025 09h24
Por: Camila Monteiro

Com o falecimento do Papa Francisco, os cardeais brasileiros começaram a se deslocar para Roma para participar do funeral do pontífice e do conclave que elegerá seu sucessor. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) informou que os embarques estão ocorrendo conforme a disponibilidade de voos, com os cardeais Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente da CNBB, e Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, entre os primeiros a chegar ao Vaticano.

Representação Brasileira no Conclave

Dos oito cardeais brasileiros, sete estão aptos a votar no conclave, por terem menos de 80 anos, conforme as regras da Igreja Católica. São eles:

  • Dom Odilo Scherer (75 anos), arcebispo de São Paulo

  • Dom Orani Tempesta (74 anos), arcebispo do Rio de Janeiro

  • Dom Paulo Cezar Costa (57 anos), arcebispo de Brasília

  • Dom Sérgio da Rocha (65 anos), arcebispo de Salvador

  • Dom João Braz de Aviz (77 anos), arcebispo emérito de Brasília

  • Dom Leonardo Ulrich Steiner (74 anos), arcebispo de Manaus

  • Dom Jaime Spengler (64 anos), arcebispo de Porto Alegre

O cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida, com 88 anos, não poderá votar, mas pode ser votado. 

Funeral do Papa Francisco

O funeral do Papa Francisco está marcado para sábado, 26 de abril, às 10h (horário local), na Praça de São Pedro, em Roma. O corpo do pontífice será trasladado na quarta-feira para a Basílica de São Pedro, onde ficará exposto por três dias para que os fiéis possam prestar suas homenagens. Após a cerimônia, o Papa será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, conforme seu desejo.

A presença dos cardeais brasileiros em Roma é fundamental não apenas para as cerimônias fúnebres, mas também para o processo de escolha do novo líder da Igreja Católica, que deverá ocorrer nos próximos dias.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.