Foto: Reprodução/UEPG Com um novo ano, começam novos desafios. Na última sexta-feira (21), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu ...
28/03/2025 15h49
Por: RedaçãoFonte: UEPG
Foto: Reprodução/UEPG
Foto: Reprodução/UEPGCom um novo ano, começam novos desafios. Na última sexta-feira (21), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu uma nova turma de guardas mirins, que irão atuar, ao longo do ano de 2025, em diversos setores da Universidade.
Foto: Reprodução/UEPG Amarildo Miguel Leal, procurador da UEPG, comenta que o programa segue os moldes dos anos anteriores. “É feito um treinamento inicial, para que eles conheçam o novo ambiente onde estarão. São passadas informações sobre rotinas práticas de atendimento ao telefone e às pessoas, funcionamento da estrutura da UEPG e comportamento no ambiente de trabalho”. Amarildo conta que além dos treinamentos básicos, haverá outros cursos informativos com professores de Enfermagem, Serviço Social e do departamento de Educação.
Um projeto que caminha de mãos dadas com a cidade
Foto: Reprodução/UEPG A parceria que proporciona o estágio dos adolescentes existe há mais de 40 anos e tem como objetivo preparar os guardas mirins para o mercado de trabalho. Há 22 anos, Amarildo é o responsável pelo projeto na Universidade e ressalta a importância, para um estudante de ensino médio, de realizar um estágio num órgão público. “É importante que este aluno se aproxime do ambiente universitário e perceba que realizar um curso superior é possível para ele”. O professor explica que muitos desses alunos vêm de situações de vulnerabilidade e que a universidade é uma janela aberta para um futuro possível, “que na maioria das vezes, antes, era desconhecido e impossível para eles”.
Para o ano de 2025, a UEPG recebeu 15 guardas mirins, com uma programação especial de acolhida, realizada no Museu Campos Gerais (MCG), pelo seu diretor, Niltonci Batista Chaves. A nova turma visitou as exposições em cartaz e também formalizou a doação de um acervo muito especial: uma série de fotografias das casas antigas da cidade tiradas pelos guardas mirins da UEPG do ano 2000, resultado de uma oficina proporcionada pelo curso de Jornalismo.
Foto: Reprodução/UEPG “É com grande entusiasmo que recebemos vocês em nossa instituição”, declara Tatyane Mendes Carvalho, servidora da Progesp responsável pelos estagiários. Os documentos, as assinaturas e as boas-vindas passam por ela, assim como os melhores desejos para o futuro da turma. “Esta é uma oportunidade incrível para aprender, crescer e contribuir com novas ideias. Queremos que vocês se sintam bem, façam perguntas e aproveitem ao máximo essa nova e excelente experiência. Contamos com o talento e a dedicação de cada um de vocês para juntos construirmos um ambiente de colaboração e inovação”, finaliza.
Texto: Domi Gonzalez. Fotos: Fabio Ansolin.
Nenhum comentário
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.