Uma ação da Sanepar valorizou os clientes que optaram por receber sua fatura em braile nesta sexta-feira (13). Além da conta de água, chegou também uma carta para celebrar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual. A mensagem presta homenagem a esses clientes e reforça o compromisso da companhia com a inclusão e a diversidade.
"Desta vez, não é mais uma fatura mensal da Sanepar em Braile. É uma carta para celebrar a força daqueles que desafiam barreiras e que mostram ao mundo a beleza da diversidade. Para nós, a inclusão é uma forma de amar e respeitar", diz o documento.
Para o diretor Comercial, Bihl Zanetti, a iniciativa contribui para consolidar e colocar em prática as políticas da Sanepar de Diversidade, Equidade e Inclusão e a de Clientes. “Temos nos empenhado para vivenciar cada vez mais o respeito e a empatia para com as pessoas, revendo e adaptando nossos processos, com a finalidade de trazer mais acessibilidade e inclusão, estendendo também às plataformas digitais”, comenta.
A Sanepar emitiu uma fatura em braile pela primeira vez em janeiro de 2007, em conformidade com a lei estadual nº 15.427, que exige de empresas de energia elétrica, água e esgoto, telefonia fixa e telefonia celular do Paraná o fornecimento de documentos de cobrança com informações básicas no sistema braile. Atualmente, 330 clientes estão cadastrados para receber a fatura de serviços de água e esgoto em braile em diversas cidades do Paraná.
Habituada a receber a fatura mensal da Sanepar em braile, a londrinense Maria Aparecida Alves, 70 anos, faz questão de agradecer à empresa pela homenagem especial recebida. “Fiquei surpresa porque nunca tinha recebido nenhuma cartinha em braile. Foi bem emocionante para mim”, afirma. Maria Aparecida nasceu com deficiência e vive hoje com o esposo Jair, 63, que perdeu a visão em decorrência de uma doença, já na fase adulta. Ela conta que muitos dizem a ter como exemplo pelo seu modo de vida.
“Eu amo o braile. Fiz o curso no Instituto dos Cegos. Fazia até leitura na igreja”, afirma a também londrinense Conceição Luiza Neves. A homenageada tem 63 anos e deficiência visual desde bebê. Ela diz que a Sanepar é a única empresa que lhe envia mensalmente uma fatura no sistema braile. Casada com Wilson, 82 anos, também deficiente, ela conta que receber a fatura em braile ajuda muito. “Se não tiver ninguém que possa ler, consigo ler no braile”, comenta.
Ela diz que com a internet o acesso à informação ficou mais fácil, mas que é uma alegria ver que alguns produtos já têm o braile na embalagem, como cosméticos e medicamentos.
OUTRAS EXPERIÊNCIAS– O gerente geral Comercial, Thiago Semicek, explica que além da fatura impressa adaptada, fundamental para aqueles que preferem a leitura em braile, o cliente cego ou com baixa visão ainda tem a opção de aderir à fatura digital, que permite a leitura de tela por voz usando softwares assistivos. “Seja no papel ou em formato eletrônico, a Sanepar busca proporcionar uma melhor experiência para o cliente”, destaca.
DATA ESPECIAL – O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual foi instituído pelo Decreto 51.045/1961, buscando promover o combate ao preconceito contra as pessoas cegas e com baixa visão e fomentar a cidadania de forma inclusiva.