Quinta, 21 de Novembro de 2024 (42)99838-3791
Entretenimento Artes

Newton Schner Jr.: Uma Vida Dedicada à Música e Cultura

Pianista celebra 20 anos de carreira com show comemorativo no Cine Teatro Ópera.

11/10/2024 15h21 Atualizada há 1 mês
Por: Rodrigo Charneski
Newton Schner Jr.: Uma Vida Dedicada à Música e Cultura

Em algum momento, todos nós ouvimos falar dos cafés de Paris, onde inúmeros poetas buscavam inspiração para os seus versos, ou dos cafés de Lisboa, onde Fernando Pessoa escrevia sua poesia de pé, em um pedaço de guardanapo. Mas, parafraseando Mário de Andrade, “Abra a janela do seu quarto”. As pessoas que fazem algo incrível podem estar mais perto do que você imagina.

Ponta Grossa sempre foi uma cidade rica em cultura. Durante o dia, é fácil se encantar pelos diversos estilos arquitetônicos de seus patrimônios históricos, muitos construídos por imigrantes. À noite, somos atraídos pelas músicas dos artistas que habitam nos bares noturnos.

Na Avenida Anita Garibaldi, um homem está sentado atrás de seu computador, batendo apressadamente as teclas do teclado. Na sexta-feira, 11 de outubro de 2024, ele voltará para o seu ambiente natural, sentado junto ao piano. Logo subirá no palco para celebrar seus 20 anos de carreira musical. Ele é Newton Schner Jr.

O Início no Yellow Socks Studios

Newton começou sua carreira musical na juventude, mas desde pequeno tinha muito contato com a música. Filho de Newton Schner e Emilia Rotta, seu pai era músico de orquestra sinfônica e sempre deixava o rádio ligado, além de ter um piano em seu consultório. Por parte da mãe, escutava muitas músicas dos anos 80.

Newton conta que seu primeiro instrumento não foi o piano, mas a bateria. “Torturei a vizinhança tocando aquela bateria de latão. De madrugada dava inspiração e bum, bum, bum. Então, como eu tinha o piano e sempre lidei com música underground, pensei, vou usar esse instrumento,” relembra.

Assim surgiu o LEBENSESSENZ (Essência da Vida, em alemão), um projeto de música clássica com elementos neoclássicos, neoromânticos e minimalistas. Seus primeiros CDs foram gravados em seu estúdio pessoal, carinhosamente apelidado de Yellow Socks Studios. “Porque era um microfone desses de dois reais que comprei no mercado. Peguei uma meia da minha irmã, revesti o microfone e passei um durex. Então, este aqui agora vai ser gravado no Yellow Socks," brinca Newton.

Alguns anos depois, essas gravações permitiram que ele fizesse sua primeira apresentação no Conservatório Maestro Paulino, em Ponta Grossa, no ano de 2012.

De Ponta Grossa para o Mundo

Após sua tímida introdução aos palcos, Newton continuou investindo em suas produções. Gravou alguns álbuns inspirados no romantismo alemão, álbuns de releituras e algumas obras influenciadas pelo Paranismo, movimento artístico e cultural marcado pela busca de uma identidade regional do estado do Paraná durante os anos 1920 e 1930. Suas composições sempre traziam referências à cultura e às artes dos Campos Gerais.

“Às vezes eu gravava as vozes das pessoas. Gravei minha avó falando das galinhas dela, a gente tomando chimarrão. Assim, você torna a coisa mais próxima. Tem uma música que se chama Ponta Grossa, e é uma música bem longa. Eu gravei várias pessoas, tinha um senhorzinho que tocava acordeon, e a alegria dele era sempre me receber. A gente conversava muito em alemão. Gravei isso e acabei colocando nas músicas.”

Sua carreira em ascensão o levou a fazer concertos pelo mundo, em países como Alemanha, Ucrânia e Itália, além de apresentações pela América Latina, com a mais recente na Colômbia, no ano passado. Além de música, Newton também é um grande entusiasta e defensor da preservação da cultura alemã.

Seu trabalho foi tema do documentário "De Ponta Grossa para o Mundo", de Daniel Rabinovich. No ano passado, junto com Yuri Marcinik, fez o documentário "Teuto-princesinos" para o edital do bicentenário de Ponta Grossa, que ganhou exibição em Berlim.

Newton foi agraciado no Rio de Janeiro com o Prêmio Nacional Rádio MEC 100 anos na categoria de intérprete de música clássica autoral. Em 2024, recebeu em Ponta Grossa o Prêmio Jacob Holzmann de música.

Do Mundo para Ponta Grossa

Vinte anos após o início de sua carreira e após rodar o mundo com sua música, Newton fará um concerto para comemorar suas duas décadas de carreira. A apresentação, intitulada "Piano e Essência de Vida", ocorre nesta sexta-feira (11) no Cine Teatro Ópera, às 19h.

Newton é pai de Sophie, professor de alemão e um dos diretores fundadores do Centro de Línguas Germania. Ele também é primeiro-secretário da Academia de Letras dos Campos Gerais, vice-presidente da Associação Germânica dos Campos Gerais, redator do portal de cultura alemã Südbrasilien e representante no Brasil da Verein Deutsche Sprache (Clube de língua alemã que promove a preservação e o uso da língua alemã).

Enquanto toma seu chimarrão, com a janela da sua casa aberta, Newton fala sobre os artistas de Ponta Grossa . “Você acaba conhecendo as pessoas e você também aprende a admirar o que elas fazem. Às vezes, tem muita gente que, compõe, faz poesia, escreve, pinta, está fazendo alguma pesquisa, ou mesmo tem um estilo de vida legal. Isso não pode estar trancado a sete chaves, você precisa mostrar isso ao mundo. “  O próximo artista da cidade pode estar mais perto do que você imagina.

Para conhecer mais sobre a carreira e o trabalho de Newton Schner Jr., você pode acessar suas redes sociais e se inscrever em seu canal do YouTube.

 

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Maria Elisa Há 1 mês Ponta Grossa PrQue matéria interessante e narrada de forma a querer saber mais sobre culturas.
ANA LUCIA SZAUCOSKIHá 1 mês Ponta GrossaUm cidadão princesino exemplar!!
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.