“Ler em voz alta cria leitores
Ler em voz alta cria escritores
Ler em voz alta muda vidas”
Kate Di camillo, escritora
Não é novidade para ninguém que adquirir o hábito da leitura na infância é muito fácil, mas nem todos nós tivemos essa oportunidade, o que é uma pena.
Você pode pensar que tem a hora certa para esse incentivo, mas isso já pode começar antes do nascimento do seu filho. Pesquisas apontam que no quinto mês de gestação o feto já identifica a voz da mãe e esse pode ser o momento de começar a contar historinhas para ele. A leitura de todo dia pode ser instalada partir daí.
A constância da atividade vai trazer prazer, criar um momento afetivo e aumentar a ligação entre mãe e filho. Se o pai quiser participar, melhor ainda. As vozes serão reconhecidas muito cedo e a entonação de alegria e os risos tornarão os momentos ricos em conexão com o bebê.
Quando a criança nasce, ela já tem aquele tempo compartilhado com a mãe ou pai onde sua atenção é voltada para os sons, mesmo não entendendo as historinhas, mas as entonações agradáveis.
Esse hábito trará, além de afetividade, uma aquisição de fala facilitada e antecipada e uma aprendizagem da alfabetização bem sucedida.
Apesar de nunca ser tarde para a leitura, uma oportunidade prematura sempre trará um grande leitor na adolescência e crianças com necessidades especiais também são beneficiadas com prognósticos super favoráveis no seu desenvolvimento.
Ser um espelho como leitor para seus filhos traz, sem dúvida, o exemplo garantido. Mas, se por algum motivo o hábito de leitura na sua casa não foi incentivado, lembre-se que sempre é tempo de descobrir o prazer e os benefícios que a leitura traz.
Com o Dia das Crianças chegando, considere a possibilidade de dar um livro de presente e, fazer uma leitura compartilhada com seu filho, será um grande começo e um momento especial para vocês!
Mais dicas de leitura? Siga meu perfil no Instagram @daisygouveiaoficial
SOBRE DAISY GOUVEIA
Daisy Gouveia é apresentadora, escritora, influenciadora digital, host do Podcast ‘Leiture-se’ e criadora do Clube de Leitura da Daisy. Com 66 anos, usa as redes sociais para incentivar as pessoas, principalmente as mulheres, a adotarem o hábito da leitura.
Com 35 anos de experiência na área da moda, escreveu o livro 'Costurando Minha História' onde conta sua trajetória e fala sobre sua reinvenção profissional, estimulando as pessoas que também querem mudar.